Ter um bumbum bem definido e durinho é o desejo da maioria das brasileiras. E esse aspecto é possível através da gluteoplastia. A cirurgia é feita com a colocação de um implante de silicone que aumenta e modela o formato dos glúteos.
Sendo assim, a gluteoplastia é indicada para todas as pessoas com nádegas pequenas, achatadas ou com flacidez e perda de sustentação.
Para o procedimento, o paciente recebe anestesia peridural, raqui ou geral, conforme decisão do cirurgião. Toda a técnica de implante dura cerca de uma hora e meia e só pode ser feita em ambiente hospitalar.
A colocação da prótese se dá através de uma incisão de aproximadamente cinco a seis centímetros na divisão dos glúteos. O implante pode ficar dentro do músculo maior da região ou abaixo dele. Uma das vantagens da cirurgia é que a cicatriz é muito discreta, pois fica na altura do cóccix.
Sobre o formato da prótese ela pode ser redonda ou oval. A escolha, assim como o tamanho, depende das características de cada pessoa, por exemplo, pacientes com o quadril largo terão um resultado melhor com a prótese redonda, já aquelas com o quadril mais estreito terão uma prótese mais natural se for a oval.
O material da prótese de glúteo lembra o usado nos seios, porém no primeiro caso ele é bem mais resistente devido ao impacto que irá sofrer ao longo da vida.
É fundamental reforçar que a prótese de silicone não tem nenhuma relação com o silicone injetável, que é um ato proibido por lei.
Para o implante, o paciente fica internado por 24 horas, sendo que nas primeiras 48 horas não pode-se deitar com a barriga para cima.
O pós-operatório inclui cuidados para caminhar, evitando superfícies que não sejam planas, além do que, o paciente só está liberado para se sentar, depois de uma semana do procedimento. Quanto ao uso da cinta modeladora, ele é necessário por um mês.
Depois da cirurgia é importante a pessoa lembrar que ela não poderá tomar injeção ou vacina no bumbum. Se isso acontecer à prótese não irá estourar, porém pode causar microcortes, além do que, a medicação não fará efeito. Sobre a duração do material do implante, ela pode chegar a mais de dez anos.