O implante de silicone nos seios (Prótese de mama) é o segundo tipo de cirurgia plástica mais realizada no Brasil. Ela só perde para a lipoaspiração.
A cirurgia é indicada para mulheres que desejam aumentar ou dar mais firmeza as mamas. E, devido a grande procura no procedimento é comum surgirem dúvidas sobre o assunto. A seguir, confira os principais questionamentos feitos pelas pacientes nas clínicas estéticas.
O silicone impede a amamentação?
Mito – As próteses são colocadas na parte de trás da mama, sendo assim, os dutos que levam o leite até o mamilo continuam conectados garantindo que a mulher possa amamentar.
Nem toda prótese precisa ser trocada?
Verdade – Antigamente as próteses precisam ser trocadas a cada 10 anos, porém as próteses atuais são feitas a partir de uma tecnologia melhor, com superfícies mais grossas e silicone mais gelatinoso, que são as chamadas próteses de gel coesivo, não sendo necessária a troca. Mesmo assim, a paciente deve fazer uma revisão do silicone a cada 10 anos. Já a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica orienta que as próteses sejam trocadas a cada dez anos.
A paciente que decide o tamanho da prótese?
Mito – É o cirurgião quem indicada qual a melhor prótese para cada caso. Isso porque o especialista avalia a estrutura corporal, como o volume prévio das mamas, a consistência delas, a idade da paciente e o seu tipo de pele. Porém, claro que o deseja da paciente é levado em consideração e tem muito peso no momento da decisão do volume.
Existe idade certa para colocar silicone?
Mito – Não existe uma idade mínima definida para colocar a prótese de silicone nos seios. A paciente é considerada candidata quando tem o desejo de mudar a aparência da mama e quando o corpo já está desenvolvido.
Existem cicatrizes diferentes?
Verdade – A cicatriz consequente da prótese de silicone pode ficar na dobra da mama, ao redor da aréola ou na axila. O tipo depende da técnica utilizada e a escolha é feita pelo cirurgião de acordo com a mama da paciente e as limitações dela.
O silicone tem relação com o câncer?
Mito – Esse é um medo comum entre as mulheres que querem colocar silicone. Porém, vários estudos já comprovaram que não existe nenhuma relação entre o câncer de mama e a prótese.
Pode ocorrer rejeição ao silicone?
Mito – O silicone utilizado nas próteses é inerte, sendo assim não existe risco de rejeição.