O corpo feminino passa por diversas mudanças ao longo da vida, entre elas, ele ganha e perde peso, seja por meio de uma gravidez ou do envelhecimento natural.
Com isso, uma região que sofre muito é a dos seios. Por isso é comum, com o passar dos anos, as mulheres notarem que as mamas estão mais flácidas e consequentemente caídas.
Na medicina estética, a mastopexia é a cirurgia plástica oferecida para resolver este problema e trazer de volta a autoestima feminina.
O procedimento tem como objetivo reverter o caimento dos seios, reposicionar a aréola e a pele flácida.
Para saber se a mulher está pronta para a operação, o cirurgião solicitada uma lista de exames, que inclui o hemograma completo e avaliação da coagulação do sangue, além de avaliação da mama, pelo de ultrassom e mamografia. Através desses testes é possível saber se existe algum cisto ou nódulos. Normalmente eles não precisam ser retirados, mas é importante que o registro fique no histórico do paciente.
Durante o procedimento são retiradas as gorduras ou glândulas, para melhorar o formato dos seios. As incisões geralmente ficam na região dos mamilos, mas podem se estender à base do seio ou ter o formato de T invertido, tudo isso depende das características da mama de cada mulher.
Porém, toda a técnica é finalizada dentre de uma hora e meia a quatro horas e a paciente pode até ter alta no mesmo dia dependendo de cada caso.
Uma dúvida frequente das pacientes é se o implante de silicone pode ser feito no mesmo dia. Existem casos em que a paciente além de levantar, quer aumentar o volume da mama, nestes casos podem sim ser incluída uma prótese. Já se a flacidez for muita, primeiro é preciso fazer a mastopexia e esperar cerca de três meses para optar pelo implante de silicone, lembrando que esse tipo de avaliação é individual e varia muito de cada pessoa.
Sobre os cuidados após a cirurgia, eles incluem: evitar movimentar muito o braço e deixar de fumar por um mês, para não comprometer a cicatrização. Fazer o uso da medicação prescrita e permanecer em repouso, principalmente nos primeiros 15 dias. Usar obrigatoriamente por um mês o sutiã cirúrgico, já que é ele que diminui o inchaço, sustenta e remodela a mama. E começar a praticar exercícios leves, como a caminhada, somente depois de 30 dias, mas sempre com uma roupa que dê suporte para os seios não se moverem.