Não é incomum ouvirmos a seguinte solicitação no consultório: “doutor, eu preciso repor testosterona, minha libido está muito baixa”.
A verdade é que a testosterona não faz milagre. E não há nenhuma outra substância com esse poder.
Segundo o último guideline sobre o tema, a indicação do uso de testosterona em mulheres é unicamente para desejo hipoativo diagnosticado clinicamente. Ou seja: dosar testosterona nesses casos não serve para nada, e esses exames só são válidos quando pensamos em condições que aumentariam muito a testosterona.
Além disso, antes de fazermos um diagnóstico de desejo sexual hipoativo é preciso uma consulta detalhada, de modo a tentar identificar as várias causas que influenciam para essa baixa libido, que é multifatorial.
O tratamento de uma queixa sexual, às vezes, pode ser trabalhoso e requer empenho. Muitas vezes queremos uma pílula que resolva tudo, mas ela não existe. É preciso muita força de vontade e bom acompanhamento para um tratamento eficaz.
E se for menopausa?
Se você tem mais de 45 anos e está com algum dos sintomas que apresentaremos abaixo converse com seu ginecologista sobre a possibilidade de estar na transição para a menopausa. Fique de olho nos sinais:
- Menstruação irregular
- Ondas de calor
- Suores noturnos
- Dificuldade para dormir ou insônia
- Alterações de humor
- Secura vaginal
- Diminuição do desejo sexual
- Pele seca
- Aumento do peso
- Memória fraca
Estes sintomas podem variar de intensidade de uma mulher para outra e, geralmente, surgem entre os 45 e 51 anos, mas também podem ocorrer antes ou após essa faixa de idade.
Por isso, sempre que suspeitar de menopausa, é importante consultar o ginecologista para confirmar o diagnóstico.
Para mais informações, entre em contato conosco e agende um horário com um de nossos ginecologistas. Será um prazer te atender!