No segundo post da série Descobrindo o lifting, falaremos sobre lifting frontal, que permite atenuar e, muitas vezes, fazer desaparecer rugas horizontais da testa e também entre sobrancelhas, e também sobre a máscara lift, muito parecida com esse procedimento. Veja o primeiro, sobre lifting cérvico-facial.
Lifting frontal
Esta intervenção permite minimizar e até mesmo fazer sumir rugas horizontais da testa e entre sobrancelhas (rugas do leão), reparando igualmente a parte externa da sobrancelha e corrigindo em parte uma depressão da pálpebra superior.
O lifting frontal pode ser efetuado sozinho ou associado a outras cirurgias estéticas da face, como o lifting cérvico-facial e a correção de pálpebras (blefaroplastia).
Assim como no lifting cérvico-facial, antes da intervenção são, sistematicamente, realizados exames laboratoriais e também confeccionado um arquivo. Em nenhum momento os cabelos deverão ser cortados.
Anestesia e pós-operatório
A intervenção, que pode ser realizada sob anestesia local aprofundada ou, em alguns casos, sob anestesia geral, dura em média duas horas. Como a incisão é discreta, permanecerá inteiramente escondida nos cabelos.
O desaparecimento das rugas é garantido por uma fragilização dos músculos responsáveis por sua aparição e a volta da tensão da pele assegura uma suspensão das sobrancelhas.
O paciente permanece no hospital por 24 horas, e é necessário usar por três dias um curativo para proteger a cicatriz.
Na sequência pós-operatória, um edema frontal aparece e dura em média oito dias. A sutura é realizada por fios reabsorvíveis ou, dependendo do caso, por agrafes – um tipo de grampo.
A primeira lavagem dos cabelos é possível no quinto dia após a operação e a volta as atividades normais se dão entre o oitavo e o 12º dia.
As cicatrizes são muito discretas e somente a sensibilidade da testa, que é atenuada, pode levar algum tempo para reaparecer.
Benefícios
O lifting frontal assegura um efeito de rejuvenescimento da parte superior do rosto, corrigindo eficazmente as rugas, já que age diretamente sobre os músculos responsáveis. A ascensão da sobrancelha obtida age igualmente sob a pálpebra superior e atenua as rugas tipo “pés de galinha”.
Máscara lift
A máscara–lift é uma intervenção muito próxima do lifting frontal, tanto nas suas indicações quanto na sua técnica. Eficaz sobre as rugas frontais e entre sobrancelhas, ela corrige as depressões externas da sobrancelha e é um bom complemento da cirurgia estética das pálpebras.
Como seu plano de descolamento é mais profundo do que o do lifting frontal, ela permite, por exemplo, modificar a obliquidade da fenda palpebral (olho mais amendoado), de corrigir uma forma de olho arredondado, de ajeitar as pequenas maçãs e agir igualmente sobre a etapa frontal essencialmente. A sequência operatória e as precauções são comparáveis àquelas do lifting frontal.