No quarto post da série Descobrindo o lifting, falaremos sobre o lifting sob endoscopia, que remove ou atenua rugas mediante uma pequena incisão e equipamentos operador por meio de vídeo de fibra ótica. Nos posts anteriores falamos sobre lifting cérvico-facial, lifting frontal e máscara lift e mini-lift.
Lifting sob endoscopia
Os progressos técnicos mais recentes utilizam a via endoscópica para realização de procedimentos estéticos. No caso, por meio de uma minúscula incisão, a fibra ótica é introduzida e manipulada delicadamente através de vídeo de controle para certas intervenções estéticas da face.
Assim, é possível, em certos casos bem definidos, fazer desaparecer as rugas frontais e entre sobrancelhas, além de remontar discretamente as sobrancelhas e mesmo de proceder a um mini-lift do rosto.
A grande vantagem que esta técnica apresenta reside no fato de efetivamente evitar certas cicatrizes. Apesar disso, as indicações práticas são ainda limitadas.
Agindo sobre a parte superior do rosto, o lifting sob endoscopia pode ser um bom complemento a um lifting cérvico-facial, por exemplo, para um resultado mais completo ao nível do rosto.
É importante sempre ressaltar que as expectativas do paciente devem ser trabalhadas e discutidas pelo médico antes dos procedimentos, de modo a garantir a maior satisfação possível após a intervenção.