A maioria das mulheres e até os homens atualmente, estão buscando recursos para combater as famosas e temidas linhas de expressão no rosto, que são marcas causadas pela movimentação repetida dos músculos do rosto, exposição solar, estresse e até mesmo a má alimentação.
Nossos movimentos faciais carregados de tensão ou até mesmo a posição que dormimos podem contribuir para a formação de rugas, acredita? Saiba que até mesmo um tique nervoso que nos faz franzir a testa, puxar a boca para baixo, torcer o nariz, ajuda no aparecimento de rugas e linhas de expressões.
A pergunta agora é:
Como prevenir o aparecimento dessas linhas de expressões?
Separamos algumas dicas que vão te ajudar nessa tarefa:
Dormir de barriga para cima: pode parecer estranho, mas dormir com a rosto enfiado no travesseiro ou mesmo de lado, pode favorecer a formação de linhas de expressão, as chamadas “rugas de travesseiro”. A região do pescoço também sofre com essa posição, já que há uma sobrecarga da musculatura.
Cigarro: essa deveria ser uma dica pra vida, parar de fumar. Afinal fumar não traz benefício algum, pelo contrário, prejudica e muito a saúde em muitos aspectos. Nesse caso, o cigarro libera substâncias que causam o envelhecimento precoce da pele. As toxinas liberadas na corrente sanguínea destroem as fibras de colágeno, responsáveis pela sustentação da pele. O ato de fazer biquinho para fumar, por muitos anos, causa a formação de rugas ao redor da boca.
Caretas de esforços: movimentos que demandam grandes esforços, como a musculação ou a abdominal por exemplo, sempre fazemos uma careta. Ao fazer isso com frequência a pele tende a ficar com as marcas por conta do esforço. Procure evitar essas caretas.
Cremes e filtro solar: os cremes anti-idade são verdadeiros aliados para quem já tem algumas linhas ou pretende evitar o aparecimento delas. A ideia é usar aqueles cremes que correspondam a sua idade, pois cada um tem ativos diferentes para a pele em cada faixa etária. Além dos cremes, é importante usar o filtro solar mesmo no inverno para proteger a pele e utilizar outros cremes hidratantes para o restante do corpo.
Tratamentos e procedimentos estéticos
Há quem prefira recorrer a procedimentos estéticos em clínicas especializadas, o que também é uma boa opção, porém com um pouco mais de investimento. Nesse caso os tratamentos mais procurados são:
Aplicação de botox (ou toxina botulínica) que atua impedindo a contração exagerada da musculatura, tornando-a mais suave;
Tratamento a laser que traz ótimos resultados, principalmente por melhorar a flacidez e diminuir as rugas estáticas;
Ginástica facial trabalha os músculos da face e do pescoço e estimula para atenuar rugas e linhas de expressão;
Aparelhos de infravermelho e radiofrequência, que estimulam a fabricação do colágeno e amenizam a flacidez da pele.
O segredo é evitar os esforços desnecessários, evitar movimentos repetitivos no rosto e cuidar da pele diariamente, fazendo sempre uma limpeza simples em casa, com cremes para sua idade.