A lipoaspiração é um dos procedimentos mais realizados no mundo. E talvez você também tenha o sonho de fazê-la.
A cirurgia faz tanto sucesso porque é indicada para pacientes com excesso de gordura em certas regiões do corpo. Gordura está que não consegue eliminar através de uma dieta saudável e de exercícios supervisionados.
Sendo assim, a lipoaspiração pode ser feita para eliminar o culote das coxas, dos glúteos, dos braços e principalmente do abdome.
É importante saber que existem alguns tipos de culotes, como o fibroso, que é mais duro em função das fibras na hipoderme; o menos fibroso que apresenta um quadro de celulite leve e não é tão duro e o flácido, caracterizado pela desproporção com o corpo. Somente quando a flacidez é muito acentuada não é possível optar pela lipoaspiração, mas sim pela remoção desse excesso de pele.
Como essa gordura fica depositada em células adiposas, elas podem ser removidas em homens e mulheres que já tiveram excesso de peso, quanto em pessoas magras, melhorando assim o contorno corporal.
Para a cirurgia o especialista remove a gordura através da cânula, que é um tubo de metal oco, inserido no tecido adiposo, que vai sugar os excessos.
Métodos associados, como o uso de ultrassom ou de laser para quebrar as células de gordura, podem ser indicados e avisado ao paciente, antes da operação.
A anestesia para a lipo depende da quantidade de gordura que se pretende remover. Se ela for de até 500 ml é possível fazer o procedimento por meio de anestesia local, caso contrário o mais seguro é com anestesia peridural ou raqui anestesia.
A lipoaspiração de culote é bem rápida, em duas horas e meia o paciente já sai da sala de cirurgia.
No pós-operatório é preciso fazer curativos e usar a malha compressora. O repouso absoluto é indicado para os primeiros dias após a cirurgia, já as atividades normais podem ser retomadas em até 10 dias.