Mamoplastia é qualquer tipo de procedimento que modifique o formato das mamas para deixá-las mais proporcionais ao restante do corpo. Sendo assim, aumentar, diminuir ou mesmo reconstruir a mama é uma cirurgia de mamoplastia.
Entre os tipos possíveis de cirurgia estão:
Mamoplastia de aumento – as mulheres com os seios pequenos podem optar pela colocação da prótese de silicone. A técnica é uma das mais procuradas no Brasil. Com o implante as mamas ficam maiores, mais firmes e deixam uma aparência natural. Para a colocação da prótese a incisão pode ser no sulco mamário, na aréola ou na axila, sendo que o silicone é inserido abaixo da glândula ou dos músculos. O tamanho da prótese depende de uma avaliação que considera a estrutura corporal da paciente.
Mamoplastia redutora – quando os seios são muito grandes eles ficam desproporcionais ao restante do corpo e causam desconforto, como dores nas costas. É possível reduzir o tamanho das mamas removendo o excesso de gordura, de tecido glandular e de pele. A cicatriz pode ser em formato de T invertido no sulco mamária, periareolar ou em L.
Mamoplastia reparadora – esse procedimento corrige as diferenças de tamanho, formato ou posição das mamas ou aréolas. A técnica, na maioria das vezes, é associada à redução ou aumento dos seios.
Mamoplastia reconstrutiva – ela é ideal para pacientes que tiveram que retirar parte da mama devido a um câncer. Para refazer o seio o cirurgião remove tecido de outras áreas do corpo. Muitas pacientes podem realizar a cirurgia de reconstrução junto com a retirada dos seios, porém outras só deverão passar pelo procedimento após recuperação da patologia.
Mastopexia – ela é um lifting de mama, ou seja, levanta o tecido caído, que aparece devido à flacidez. Muitas pacientes aproveitam o procedimento para colocar a prótese de silicone, porém essa não é uma regra. A cicatriz depende da operação e pode ser vertical, da aréola até o sulco mamário ou em formato de T invertido.
Independente do tipo de mamoplastia ela deve ser feito quando os seios já atingiram o seu tamanho, que é por volta dos 16 a 18 anos – conforme a paciente. A cirurgia pode durar de 45 minutos a três horas, de acordo com o tipo de mamoplastia que será realizada.