Marcas na pele provocadas por ferimentos ou resultados de cirurgias são frequentes, mas nem sempre a cicatrização, ou seja, o processo realizado pelo próprio corpo para restaurar os tecidos, ocorre como deveria.
Se tudo corre bem, a cicatriz se torna de boa qualidade: suave, linear, indolor e de pigmentação próxima da pele que a envolve.
Em outros casos, ao contrário, o paciente pode apresentar cicatrizes largas e deiscência (que é a abertura da sutura – ligação – entre as partes do tecido), cicatrizes grossas e hipertróficas (de tamanho maior, mas que se restringem à área do ferimento ou intervenção) ou cicatrizes retráteis e aderentes (quando a pele sobre a cicatriz fica com aspecto repuxado). Há também os queloides, mais difíceis de tratar, cuja forma é grossa e dura, com bastante sensibilidade.
São cinco procedimentos principais, todos realizados pelos profissionais da Clínica DFL após avaliação de cada caso. Confira!
Retoque cirúrgico
Geralmente sob anestesia local, essa intervenção retira a antiga cicatriz substituindo-a por outra cuja evolução será acompanhada de forma regular. Para melhor aspecto estético, a cirurgia plástica modificará a forma e a orientação da cicatriz, a fim de adaptar sua localização.
Dermabrasão
Utilizada em casos de cicatrizes superficiais – como sequelas de acnes e pequenas rugas –, a dermabrasão é um polimento ou desbastamento efetuado para aplanar diferentes relevos. Esta técnica simples é realizada sob anestesia local na maioria das vezes e não necessita de hospitalização.
Massagem de cicatrizes e compressão contínua
A massagem e a compressão contínua por um curativo adaptado ou vestimentas elásticas da cicatriz exercem pressão que permite acelerar o processo natural de regressão da cicatriz. Duchas filiformes (água aplicada sob a forma de fios) com forte pressão podem ter efeito análogo.
Injeção de corticóides dermotrópicos
Esta injeção, contendo substâncias corticóides, é efetuada dentro da cicatriz e necessita de duas a três intervaladas por dois a três meses.
Dermopigmentação
A dermopigmentação ou tatuagem de cicatrizes permite reencontrar uma coloração vizinha da pele normal. O procedimento é particularmente eficaz em certas localizações, como couro cabeludo, lábios e aréolas.
Todos os detalhes sobre estes e outros procedimentos podem ser encontrados no e-book Cirurgia Plástica Estética, elaborado pela Clínica DFL e que pode ser baixado gratuitamente aqui.