A miniabdominoplastia é uma variante da abdominoplastia, uma das cirurgias plásticas mais procuradas por quem deseja melhorar o aspecto da região abdominal.
A escolha entre uma técnica e outra é feita pelo cirurgião que avalia a distensão abdominal e a quantidade de pele excedente.
A miniabdominoplastia é indicada para pacientes que precisam tirar uma pequena quantidade de pele localizada na barriga, na região que fica entre o umbigo e o púbis. Por isso, até mesmo pessoas magras, mas que tenham uma acúmulo de pele no local podem passar pelo procedimento.
Por ser menos complexa que a abdominoplastia, a recuperação é mais rápida e a cicatriz abdominal pode ser menor, sem contar que nessa técnica o cirurgião não mexe no umbigo e também não é necessário costurar os músculos do abdômen. A miniabdominoplastia pode ser realizada com anestesia peridural. Todo o procedimento demora em média 1 hora.
Já na abdominoplastia clássica os músculos afastados são reaproximados com pontos e o umbigo reconstruído, pois a pele é reposicionada, eliminado os excessos. É comum o paciente optar pela associação de outras técnicas, como a lipoaspiração para se obter uma definição melhor da parte superior e da cintura.
A anestesia para a cirurgia é raqui ou peridural com sedação. Assim como na mini, na abdominoplastia o paciente precisa ficar internado. A cicatriz da abdominiplastia é um pouco maior que a da mini. Pois é feita uma incisão horizontal abaixo dos pelos pubianos, que se estendem até os ossos ilíacos no formato aproximado de um guidão de bicicleta.
Quanto ao pós-operatório, os cuidados são similares tanto para a mini quanto para a abdominoplastia: usar cinta abdominal por aproximadamente 45 dias, evitar esforços no primeiro mês e dormir de barriga para cima nos 15 primeiros dias.