A cirurgia íntima, também conhecida como ninfoplastia, perineoplastia ou labioplastia, ainda causa muita desconfiança e dúvidas nas mulheres. No artigo de hoje vamos falar sobre alguns mitos e verdades que cercam essa cirurgia que é cada vez mais procurada pelas pacientes.
Primeiro: O que é a cirurgia íntima? Trata-se de um procedimento que visa a redução dos pequenos lábios vaginais e é indicada para as pacientes que apresentam os pequenos lábios de tamanho desproporcionalmente aumentados. Essa cirurgia tem como objetivo deixá-los de tamanho normal, sem reduzi-los de forma exagerada e deixando-os mais delicados.
Agora vamos esclarecer alguns pontos sobre o procedimento:
A cirurgia íntima serve para voltar a ser virgem?
Mito – A cirurgia íntima não traz a virgindade de volta. A ninfoplastia é indicada para mulheres que sofrem com a aparência dos pequenos lábios vaginais hipertrofiados. Em alguns casos o impacto desta alteração é tão grande que pode até mesmo afetar a qualidade de vida das pacientes, podendo desencadear traumas psicológicos, constrangimento e até mesmo dor e desconforto durante o as relações sexuais.
A cirurgia é um procedimento simples?
Mito – Nenhum procedimento cirúrgico pode ser considerado simples e sempre exige planejamento e muita cautela por parte do cirurgião. Apesar de complexa, a ninfoplastia é considerada uma cirurgia rápida que dura em torno de 45 minutos e que pode ser feita com anestesia local associada ou não a sedação. Muitas vezes a paciente pode ter alta no mesmo dia da cirurgia.
O pós-operatório é dolorido?
Mito – Pelo contrário, ele costuma ser bastante tranquilo e praticamente sem dor. Na maioria das vezes as pacientes apresentam apenas um pequeno inchaço na região operada. Outra questão favorável, é que os pontos são absorvíveis e por isso na maioria das vezes não é necessário retirá-los.
É possível perder a sensibilidade na região?
Mito – Toda região operada após qualquer cirurgia tem a sua sensibilidade alterada e isto é normal e esperado. Porém, esta costuma voltar normalmente no decorrer do pós-operatório com a melhora do inchaço e da cicatrização. Entretanto, é importante esclarecer que na cirurgia íntima o clitóris, que é responsável pela maior parte da sensibilidade relacionada ao prazer sexual, é preservado e jamais deve ser amputado.
Existem restrições no pós-operatório?
Verdade – Sim, alguns cuidados são necessários após a cirurgia íntima como por exemplo: não usar roupas justas e calças jeans apertadas por 1 mês; as relações sexuais estarão liberadas após 30 dias da cirurgia; as atividades físicas são permitidas depois de 15 dias; e mar e piscina devem ser evitados nos primeiros 15 a 20 dias.
É possível ver que houve um procedimento estético na região?
Mito – As cicatrizes são imperceptíveis, isso dificulta a percepção de que a região passou por uma cirurgia.
Lembrando que é sempre muito importante passar por uma avaliação médica com um profissional qualificado e de confiança antes de realizar qualquer procedimento médico e poder esclarecer todas as suas dúvidas.