Para os pacientes que estão pensando em realizar uma lipoaspiração é preciso conhecer mais de perto o procedimento, antes de optar pela cirurgia. Por isso, esclareça abaixo as principais dúvidas sobre a técnica:
– Lipoaspiração e lipoescultura são a mesma coisa. MITO
A lipoaspiração é a cirurgia que apenas retira o excesso de gordura. Já a lipoescultura aproveita essa gordura em excesso de uma região para removê-la e injetá-la em áreas do corpo que precisam de mais volume.
– A lipoaspiração pode ser feita em clínicas ou consultórios. MITO.
Esses ambientes não dispõem dos recursos necessários para um procedimento cirúrgico, com exceção de algumas clínicas que têm aparelhos que atendam o paciente no caso de uma emergência. Para isso a clínica deve ter autorização do Conselho Regional de Medicina e da Vigilância Sanitária da cidade.
– A lipoaspiração emagrece. MITO.
A lipoaspiração não é a solução para o excesso de peso, mas sim para melhorar o contorno corporal podendo o especialista remover um limite de 5 a 7% do peso corporal para alcançar esse resultado.
– A lipoaspiração pode ser feita após o parto. MITO.
Depois da gestação é preciso aguardar um tempo para o corpo voltar ao seu ritmo habitual. Por isso, caso a mulher não esteja amamentando a lipo poderá ser feita apenas nove meses após o parto.
– Outras cirurgias podem ser associadas à lipoaspiração. VERDADE.
Desde que o cirurgião avalie que o paciente está com a saúde em dia, pode-se realizar outro procedimento no mesmo dia da lipoaspiração. Uma combinação comum é a cirurgia de mama.
– A drenagem linfática é recomendada após a lipoaspiração. VERDADE.
A massagem realizada através da drenagem linfática acelera o processo de eliminação de líquidos retirados na cirurgia e resulta em mais conforto para o paciente.
– É preciso seguir com uma dieta após a lipoaspiração. VERDADE.
Apesar de a lipoaspiração ser o único procedimento que remove células de gordura é preciso sim manter uma dieta balanceada e praticar regularmente atividade física depois da operação. Isso porque as demais células que ficaram podem crescer de tamanho e resultar em aumento de peso.
– A lipoaspiração melhora a celulite. VERDADE.
Apesar de não ter relação com a indicação cirúrgica, a lipoaspiração contribui para amenizar a celulite localizada especialmente no culote, pois algumas células de gordura são quebradas.
– A lipoaspiração pode ser realizada mais de uma vez. VERDADE.
Se algum tempo após a cirurgia o paciente voltar a se incomodar com o excesso de gordura localizada e atender aos requisitos de saúde para uma cirurgia, ele poderá sim passar por um novo procedimento.
– Toda lipoaspiração resulta em pele abdominal flácida. MITO.
Na maioria dos procedimentos realizados a pele irá retrair, não restando sobra. Porém, quando houver grande perda de peso e a flacidez incomodar o paciente pode ser indicado para a miniabdominplastia, que é associada a lipoaspiração e remove também o excesso de pele.
– Somente um cirurgião plástico pode fazer a lipoaspiração. VERDADE.
Através da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica é possível saber se o profissional está apto para realizar esse tipo de operação. Busque referência também em pessoas que já passaram pelo procedimento. Desconfie quando o médico se recusar a explicar sobre a técnica utilizada ou não considerar as características corporais individuais para indicar a melhor técnica.
– A lipoaspiração é a única forma de se retirar gordura. VERDADE.
A prática regular de atividade física e uma dieta balanceada ajudam a regular o peso, mas não eliminam as células de gordura. Sendo assim, a lipoaspiração é indicada para quem já tem essas práticas adotadas só que mesmo assim não consegue se livrar daquela gordurinha localizada.
– Existe restrição de idade para uma lipoaspiração. VERDADE.
Geralmente ter 18 anos é uma referência para se fazer o procedimento, porém mais importante que isso é estar em boas condições de saúde.