Muitas pessoas ainda tem um certo receio quando falamos em aumento das mamas, o famoso silicone, mesmo com o avanço da tecnologia e dos recursos ainda circulam muitos mitos sobre esse procedimento. Hoje vamos falar sobre o que é mito e o que é verdade sobre a prótese de mama.
Normalmente a cirurgia tem duração de 40 a 60 minutos e pode ser feita com anestesia local com sedação ou por anestesia geral.
A prótese mamária atrapalha na amamentação?
Mito – Essa informação é falsa já que o implante de silicone fica atrás da glândula, permitindo que os canalículos mamários funcionem normalmente. Mulheres com ou sem prótese podem ter dificuldades na hora da amamentação, por outros fatores, sem estar relacionado ao uso da prótese de silicone. Quem pensa em colocar silicone e engravidar a recomendação é que aguarde cerca de 3 meses após a cirurgia para evitar quaisquer complicações no pós operatório.
Silicone pode causar câncer?
Mito – De acordo com um estudo realizado a alguns anos atrás nos Estados Unidos e no Canadá não há relação entre o câncer de mama e o uso de próteses de silicone. O material usado na prótese de mama é diferente do silicone industrial, mais puro, com gel coeso e com especificações próprias. Ou seja, não há perigo em relação ao câncer.
Sensibilidade nas mamas?
Verdade- No procedimento é confeccionado um espaço para a colocação da prótese e isso danifica alguns pequenos nervos. Há sim uma alteração, na maioria dos casos transitória da sensibilidade, que costuma regredir e retornar com alguns meses.
A alteração da sensibilidade será de acordo com o tamanho da prótese, quanto maior, mais sensível, mas fique tranquila que isso não nada grave, mas vale bater um papo com o cirurgião para entender melhor sobre essa mudança.
A prótese pode estourar?
Verdade – Essa informação realmente é verdadeira, mas seria necessário um impacto muito grande no paciente para que houvesse esse rompimento, como um grave acidente de carro, por exemplo. A prótese de silicone possui elasticidade e complacência, o que ajuda a se deformar e absorver o impacto em vez de se romper, mas com o tempo ela vai se tornando mais frágil, por volta dos seus 10 anos de uso, quando será necessário uma nova avaliação para verificar a necessidade de troca ou não.
A cirurgia de aumento das mamas é um procedimento seguro e com um alto índice de satisfação dos pacientes, então vale a pena ler sobre o procedimento antes de decidir, mas saiba que é relativamente simples e se for feito por uma equipe médica de confiança não há problemas.
Caso ainda tenha dúvidas, pode entrar em contato conosco, estamos a disposição para te ajudar nessa decisão!