Mesmo hoje em dia com tanta informação, muitas pessoas ainda sentem um certo preconceito com a cirurgia íntima feminina, chamada Ninfoplastia. Precisamos entender, que esse é um procedimento cirúrgico como outro qualquer, onde a escolha da paciente deve ser respeitada e não julgada, afinal, não há motivos para preconceitos.
Mas, afinal, você sabe mesmo o que é esse procedimento, como é realizado e seus cuidados e benefícios?
A Ninfoplastia é uma cirurgia plástica que visa diminuir os pequenos lábios vaginais, estruturas que protegem a entrada da vagina. A cirurgia é feita, em casos de incômodo estético ou até mesmo por conta de dores durante o ato sexual. Caso o médico indique, é possível alterar o tamanho e formato dos grandes lábios.
Como é feita a Ninfoplastia?
O procedimento tem o objetivo de retirar o excesso de pele da parte que fica mais visível, não eliminam os pequenos lábios vaginais, apenas a parte externa é tratada.
A cirurgia pode ser feita em hospital ou ambulatorial no próprio consultório ou clínica sob anestesia local. Com isso, melhora-se a anatomia da vulva, deixando a paciente mais contente e satisfeita. A ninfoplastia devolve a harmonia e a simetria dos lábios vaginais
Quem não pode fazer?
Na grande maioria dos casos a cirurgia é liberada sem problemas. Apenas pacientes com problemas crônicos e descompensados de saúde que tem contra-indicação a cirurgia.
Antes de tomar qualquer decisão sempre converse com seu médico e faça uma avaliação.
Cuidados após a Ninfoplastia
Existem alguns cuidados específicos que devem ser tomados pós cirurgia, visto que esse é um procedimento realizado em uma região mais delicada, causando inchaço e sensibilidade na região. Saiba sobre os cuidados:
Repouso
É necessário ficar em repouso relativo de um a dois dias, após esse período normalmente a volta ao trabalho é liberada caso não haja nenhum imprevisto.
Postura
Como a região íntima fica bastante vulnerável quando a paciente se senta, é indicado manter uma postura em que não se aperte ou alargue depois a região. Portanto, é necessário tomar cuidado com algumas posições, como sentar-se de pernas cruzadas ou pernas de índio.
Relações sexuais
Esse é um ponto importante, o médico só deve liberar a paciente a ter relações sexuais normalmente entre quatro e seis semanas, se a região já está cicatrizada.
Atividades físicas
Exercícios para coxas e caminhadas apenas quando a região estiver totalmente recuperada, por volta de 4 a 6 semanas.
Evite o atrito na região.
Higiene
É de extrema importância manter o local bem seco, mas evitar o atrito para secar a região. Opte por banhos com água morna.
Vestuário
Se puder, use roupas com tecidos leves e que não pressionem a região, isso ajuda a evitar o atrito, como calcinhas mais largas e de algodão, calças e saias leves.
Cuidados gerais
- Evite andar de moto ou bicicleta por um tempo;
- Faça uso de compressas frias para reduzir o inchaço.
Caso você tenha interesse em realizar esse procedimento, não precisa ter vergonha, é um direito seu querer estar bem com seu corpo e ninguém tem nada a ver com isso!
Aqui na clínica nós temos especialistas nesse procedimento, agende uma avaliação e tire todas as suas dúvidas!