Já começou a preparar sua lista de resoluções para 2021 iniciar com tudo? Que tal incluir nelas a promessa de beber mais chá?
Claro que você não precisa esperar até o ano que vem para começar ou intensificar este hábito. Pode iniciar agora por sabores já conhecidos e ir descobrindo o maravilhoso mundo dos chás e das infusões – aliás, qual a diferença entre os dois termos?
De maneira genérica, chama-se tudo de chá. Entretanto, o chá provém da infusão – extração por meio de água quente – de um tipo específico de planta, a Camellia Sinensis, que origina o chá verde ou preto, por exemplo; os outros produtos que não fazem parte das variações dessa planta, como frutas e ervas, tecnicamente são apenas infusões.
Cada planta tem propriedades que podem ajudar a melhorar a saúde e a qualidade de vida, sem contar a satisfação e o conforto proporcionado por uma bebida deliciosa para esquentar os dias frios e refrescar os quentes.
Conheça, agora, nove tipos de infusões e o que dá para extrair – literalmente – de melhor de cada uma delas:
Capim-santo ou capim-cidreira
Essa planta se dá bem em casa e pode até ser plantada em vasos. Ajuda a melhorar o sistema digestivo e problemas de estômago. Também pode ter propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e até mesmo diuréticas.
Camomila
Esta infusão é sinônimo de calma, bem-estar e tranquilidade. Quem nunca ouviu um “toma um chá de camomila pra acalmar”? Utilizam-se as folhas secas da planta para preparar a bebida, que tem propriedades calmantes, de redução do estresse e até mesmo de colaborar com a melhoria da qualidade do sono.
Poejo
Conhecido no Brasil como “hortelãzinho”, essa erva superaromática é usada no combate à má digestão e popularmente em casos de resfriados – pode ser usada como expectorante, para inalação do vapor. O poejo também serve como tempero.
Hibisco
As flores desta planta, que resultam numa bebida de cor rosé, apresentam propriedades já conhecidas no combate a algumas doenças. A presença de antocianinas ajuda no controle da hipertensão, hiperlipidemia (partículas de gordura em excesso no sangue) e até mesmo câncer e outras doenças inflamatórias de fígado e rins, por exemplo.
Erva-doce
A infusão de erva-doce traz inúmeros benefícios por conta de sua rica composição em potássio (prevenção de câimbras) e vitamina C (melhoria da resistência e prevenindo resfriados e gripes ou atenuando seus sintomas). Ela também ajuda na digestão e na eliminação de gases e do inchaço.
Erva-mate
Consumida no formato chimarrão sobretudo no sul do Brasil e em alguns países sul-americanos, a erva-mate tem propriedades antioxidantes e pode ajudar a melhorar a disposição e o foco, além de contribuir para perda de peso e redução de açúcar na corrente sanguínea. Funciona quente ou gelada.
Chá verde
Alguns estudos apontam que esse chá, extraído da Camellia Sinensis, tem potencial para ajudar na melhoria do desempenho no gasto de energia e na queima de gordura. Sua composição, portanto, traz atividade termogênica, aumentando o metabolismo.
Chá preto
Serve como alternativa interessante para aqueles que estão buscando substituir o café ou energéticos. Além de ter poucas calorias e zero açúcar, essa infusão, rica em antioxidantes, tem potencial para diminuir inflamações e reduzir o risco de doenças crônicas.
Canela
A infusão da canela em pau ou em pó colabora na ação antioxidante e, também, na maior absorção de insulina pelo corpo. Além disso, sua ação termogênica acelera o metabolismo e pode ajudar na perda de peso.
Lembrando que o consumo dos chás acima relacionados pode ajudar em diversas frentes, além de colaborar para a hidratação. No entanto, nenhum deles substitui tratamentos médicos, e ao menor sinal de desconforto ou reação alérgica ou de intolerância a qualquer um deles, deve-se suspender seu uso imediatamente e procurar um médico.