O mês de novembro foi o escolhido para representar o movimento mundial conhecido como Novembro Azul, que reforça a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, especialmente a partir dos 50 anos.
A ideia desse movimento é tornar a população masculina mais consciente e alerta para essa doença que pode colocar suas vidas em risco.
Esse tipo de câncer apresenta um crescimento mais lento e pode não causar grandes danos, se descobertos a tempo. Há casos em que a doença está em um estágio mais avançado e pode se disseminar para outros órgãos, caso o paciente não procure um tratamento adequado.
Sintomas
Em estágio inicial, o câncer de próstata geralmente não apresenta sintomas, porém em estágio avançado pode provocar os seguintes sintomas:
- Dor ou ardência ao urinar
- Micção frequente
- Dificuldade em urinar (com jato fraco ou em gotas)
- Sensação de bexiga cheia, mesmo após urinar
- Dor ao ejacular e sêmen escurecido
- Urina escura
Causas
Não existe uma causa específica para o desenvolvimento do câncer, porém, alguns fatores podem aumentar o risco da doença. São eles:
- Envelhecimento: esse é o fator de risco mais importante e que não pode ser controlado, afinal todos envelhecemos. O risco aumenta após os 50 anos.
- Histórico familiar: Se algum familiar direto como pai ou irmão tiveram a doença em idade inferior aos 60 anos, as chances de desenvolvimento da doença dobra.
- Alimentação: a má alimentação pode ter um papel importante para o desenvolvimento do câncer de próstata. A doença é muito mais comum em países onde carne vermelha e alimentos ricos em gordura são consumidos com frequência. Uma dieta pobre em frutas e vegetais, também pode ser prejudicial.
Prevenção
Para que a doença seja detectada precocemente é indicado que todos os homens com mais de 50 anos, realizem pelo menos 1 vez ao ano o exame de toque retal e o exame de sangue de PSA. Quanto antes o câncer for diagnosticado, maiores são as chances de cura. Realizar seus exames de rotina anualmente também é muito importante, afinal, não existe apenas o câncer de próstata para se preocupar, a preocupação deve ser com a saúde no geral.
Tratamento
O tratamento normalmente é feito com cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, dependendo do estado da doença, mas se descoberto no início as chances de cura são maiores.
Adote hábitos saudáveis, isso é importante para manter uma boa qualidade de vida antes e após o tratamento.