Este é o terceiro post da nossa série “O passo a passo para realização de uma cirurgia plástica”.
Se você não viu os primeiros posts da série, dê uma olhada: Primeira Consulta para uma cirurgia plástica e Anestesias para cirurgia plástica.
Hoje, vamos falar um pouco sobre a necessidade ou não de permanecer na clínica ou no hospital após a realização do procedimento.
A boa notícia é que o tempo de permanência na clínica ou no hospital vem sendo cada vez menor, devido ao avanço das técnicas operatórias utilizadas em cirurgia estética e também aos importantes progressos na área da anestesia.
Permanência na Clínica
Quando se utiliza anestesia local ou uma pré medicação, apenas algumas horas são suficientes para que os produtos anestésicos sejam eliminados do organismo. Nesse caso, o paciente, após um repouso adequado e uma refeição leve, pode voltar para casa, desde que devidamente acompanhado.
Permanência no Hospital
Nos casos em que a anestesia mais forte é indicada, 24 horas de hospitalização, em geral, são suficientes.
Claro que isso varia de caso para caso. Em certos procedimentos especiais, seja pela anestesia, seja por causa dos cuidados a serem dispensados, uma hospitalização um pouco mais longa torna-se necessária, como na cirurgia de abdominoplastia ou cirurgias combinadas.
Segurança em primeiro lugar
Em todos os casos, as diferentes intervenções devem ser efetuadas em uma estrutura adaptada às necessidades da cirurgia, aliando-se sempre o conforto do paciente à segurança completa para sua plena recuperação.
O hospital ou a clínica de cirurgia estética deve ser concebida segundo os critérios mais rigorosos da técnica moderna, como fazemos questão de demonstrar aqui na Clínica DFL.
Conta muito também a competência do médico cirurgião responsável, sempre integrada com a vigilância dos enfermeiros, a modernidade das instalações e a disponibilidade de pessoal de apoio necessário.