Você tem algo no seu corpo que te incomoda e que se pudesse mudaria?
Se sim, a cirurgia plástica pode ser o caminho pra você sanar essa insatisfação e ficar de bem consigo mesmo novamente. Mas por onde começar?
Ao longo das próximas quatro semanas exploraremos a série “O passo a passo para realização de uma cirurgia plástica: do momento da primeira consulta à recuperação do pós-operatório”.
Conhecendo as etapas e os procedimentos, você terá mais informação para tomar as melhores decisões para si. Vamos lá?
Primeira Consulta
A primeira consulta é um dos momentos mais importantes do caminho a ser percorrido, já que será o primeiro contato com o cirurgião plástico.
Nela, o médico anotará uma série de informações primordiais, como histórico do paciente e seus antecedentes particulares, possíveis alergias, etc., para discutir a rota cirúrgica a ser seguida.
Por outro lado, o paciente expõe de forma detalhada suas motivações, o que o incomoda, suas características anteriores e atuais, as expectativas em relação ao procedimento e, claro, sana as possíveis dúvidas.
O cirurgião plástico, então, fará uma espécie de balanço e examinará o grau de motivação do paciente, as razões invocadas, bem como ansiedade, idade, estado dos tecidos, importância das lesões, tratamentos já efetuados etc.
A partir das evidências, o paciente estará apto ou não para este ou aquele procedimento. Esse momento fica marcado pela absoluta clareza do cirurgião em explicar detalhadamente todas as etapas e as modalidades de procedimentos.
Dessa espécie de checklist fazem parte:
- Exames pré-operatórios;
- Modo de anestesia;
- Técnica a ser utilizada para o caso em particular;
- Desenvolvimento e duração da cirurgia;
- Duração do repouso pós-operatório;
- Hospitalização eventual;
- Cuidados na sequência imediata à intervenção;
- Incômodos no plano profissional e familiar;
- Tipo de resultado que poderá obter;
- Cicatrização;
- Recomendações para o pós-operatório.
Várias outras perguntas e dúvidas podem surgir, é normal. O importante é que você fique à vontade para perguntar tudo ao cirurgião. É como os professores dizem: não existe pergunta boba. Tem dúvida? Esclareça.
Com o sinal verde para o procedimento, o médico solicitará uma lista de exames. Se todos os resultados forem favoráveis, paciente e cirurgião agendam uma data para a cirurgia: no dia e horário estabelecidos, o paciente se apresenta à clínica ou hospital com seus exames.