O COVID-19 faz parte de uma família de vírus, conhecida como coronavírus, que causa infecções respiratórias e teve seus primeiros casos registrados na China, no final do ano passado. Segundo a OMS, os sintomas mais comuns do COVID-19 são:
- febre;
- tosse;
- dificuldade para respirar.
Em alguns pacientes, a doença pode causar também:
- coriza;
- congestão nasal;
- dores pelo corpo;
- dor de garganta;
- diarreia.
Esses sintomas aparecem de maneira branda, evoluem gradualmente e duram de sete a dez dias.
Como se proteger e prevenir o contágio
Lave as mãos frequentemente utilizando água e sabão ou antisséptico de mãos à base de álcool gel (de 60 a 70%). É imprescindível que você lave as mãos nesses casos: após tossir ou espirrar, depois de cuidar de outras pessoas, após ir ao banheiro, antes e depois das refeições.
Especialistas afirmam que a higienização das mãos e de superfícies são fundamentais para evitar a transmissão da doença. Se você tem o costume de utilizar o celular com frequência, por exemplo, deve adicionar à sua rotina a limpeza do aparelho com álcool gel. Computadores e notebooks também entram nessa regra, bem como móveis e outros objetos constantemente utilizados.
Com o ar mais seco nessa época do ano, é comum que apareçam sintomas de tosse e espirros devido a alergias respiratórias. Por via das dúvidas, cubra sempre boca e nariz com um lenço descartável ao tossir e espirrar. Caso não tenha o lenço, utilize a parte interna do cotovelo. Mantenha um metro de distância de outras pessoas, não cumprimente com beijo no rosto, aperto de mãos ou abraço.
É imprescindível que você evite tocar nariz, boca e olhos sem que suas mãos estejam corretamente higienizadas, uma vez que o contágio se dá através do contato do vírus com as mucosas do corpo. Caso apresente sintomas, o recomendado é a utilização de máscaras para evitar a transmissão para outras pessoas.
Siga as recomendações dos órgãos de saúde e evite sair de casa no período mais crítico de contágio da doença.
Dúvidas frequentes
Quais são as principais formas de transmissão do coronavírus?
Pelo ar: através das gotículas de saliva ou catarro expelidas pela boca quando conversamos, tossimos ou espirramos.
Pelo contato: beijos, abraços e apertos de mãos de uma pessoa contaminada podem transmitir a doença para uma pessoa saudável.
Superfícies não higienizadas: como já dissemos, o contato da mão contaminada com objetos é uma das causas de transmissão. Tenha atenção especial com celulares, teclados, botões, maçanetas e apoios de transportes públicos.
Quanto tempo o novo coronavírus vive em uma superfície ou no ar?
Segundo a Organização Mundial da Saúde, ainda não existe resposta para essa dúvida. Pesquisadores afirmam que o COVID-19 parece se comportar como outros tipos de coronavírus e persistir em superfícies por horas ou, até mesmo, alguns dias. O dado pode variar de acordo com as condições do local. Mantenha-se atualizado com as novas pesquisas que surgem a cada dia sobre a doença.
O que fazer quando apresentar sintomas do coronavírus?
Se os sintomas forem leves, como febre, tosse ou coriza, você deve ficar em casa e utilizar medicamentos para conter a febre, além de consumir muita água. Se os sintomas passarem para dor no peito e dificuldade intensa para respirar, será necessário procurar um Pronto Atendimento para ser examinado.