Ter uma orelha proeminente, popularmente conhecida como orelha de abano, pode causar baixa auto estima e, em caso de crianças, situações de bullying. A otoplastia é recomendada para resolver esse tipo de problema e sua realização é indicada para minimizar deformidades, além de corrigir assimetrias que envolvem forma, tamanho e angulação. Esse tipo de procedimento é considerado reparador e sua realização será recomendada de acordo com as necessidades do paciente, após a primeira consulta com seu médico.
Quem deve fazer a cirurgia de otoplastia
Realizada com frequência ainda na infância, é importante que a otoplastia seja uma vontade do paciente e não apenas dos pais. O procedimento é recomendado para casos em que a deformidade causa problemas de aceitação e o resultado positivo da cirurgia plástica gera aumento da qualidade de vida.
O que acontece na cirurgia
A cirurgia começa com uma incisão atrás da orelha, seguindo a dobra da pele. Na sequência, o médico retira o excesso de pele e faz a ligação com a cartilagem, ligando pontos de fixação para moldar a nova anatomia da orelha.
Período de recuperação da otoplastia
Após a realização da cirurgia plástica, o paciente deverá usar pelo período de aproximadamente um mês uma faixa elástica para proteger as orelhas e mantê-las na posição desejada. O período de recuperação varia de acordo com a técnica utilizada durante o procedimento e o paciente não deve coçar a região dos pontos que são retirados geralmente em uma semana. É normal que haja inchaço e vermelhidão na área operada. Após seis meses, a sensibilidade na região estará totalmente reestabelecida.
Contraindicação da otoplastia
A cirurgia plástica não é indicada para quem foi diagnosticado com infecção de ouvido, pois a proximidade do local da cirurgia pode gerar complicações, comprometendo o pós-operatório.
É importante que os pacientes apresentem seu histórico médico, incluindo informações sobre doenças como diabetes, pressão alta, problemas de tireoide, alergias e medicamentos em uso. Ficou interessado em saber mais sobre a cirurgia de otoplastia? Entre em contato com a Clínica DFL e agende uma consulta!