Antes de tudo é importante de dizer que cada pessoa tem suas próprias necessidades energéticas e se sentem melhor com esta ou aquela sugestão de alimentação, sobretudo antes e depois de sessões de atividade física. Por isso, o acompanhamento e consultas regulares com seu nutricionista de confiança são fundamentais.
Há, sim, algumas diretrizes e sugestões gerais do que ingerir antes e depois dos treinos. Confira abaixo:
O que comer antes do treino
- É realmente preciso comer algo específico próximo ao horário do seu treino ou é possível realizar a atividade com a última refeição que você fez?
- O ideal é fazer a refeição de duas a quatro horas antes da atividade;
- Lembre-se de que a energia que você vai consumir no treino já está estocada no corpo, logo você não absorverá os alimentos que ingerir a caminho do treino.
- Você pode apostar em ovos, iogurte com frutas, whey protein e batata doce, por exemplo.
O que comer depois do treino
- Como forma de “recuperar” a musculatura depois do treino, os aminoácidos cumprem um papel importante; procure ingerir alimentos que sejam fontes de proteína, como ovos, whey protein, peixes e carnes;
- Muitas pessoas se perguntam se há necessidade de acrescentar carboidratos em seguida ao treino. Isso não é uma regra, já que as ingestões de alimento pós-treino abarcam todas as refeições subsequentes até o próximo treino.
Mas, novamente: procure um nutricionista para uma avaliação personalizada, em que se entenda quais são as necessidades calóricas em questão e a melhor forma de obter os nutrientes.