É fato conhecido que a obesidade acarreta uma série de outras complicações de saúde: de diabetes e hipertensão a problemas de joelho, de fadiga a doenças do coração. Um dos males cujo surgimento pode ser potencializado é o câncer. Para as mulheres, o câncer de mama se enquadra como um dos mais preocupantes.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mulheres obesas e com sobrepeso têm um risco até 2 vezes maior de ter câncer de mama em comparação com aquelas que mantêm um peso saudável, especialmente após a menopausa. Estima-se, ainda, que as mulheres obesas tenham um aumento do risco de desenvolver câncer de mama de até 30%.
O excesso de peso também pode aumentar a recorrência da doença em mulheres que já tiveram câncer, isso porque as células de gordura levam a um aumento de substâncias inflamatórias que podem induzir ao câncer e também a um aumento da exposição das células da mama ao estrogênio, hormônio produzido em excesso pelas células de gordura extra no corpo.
Além disso, a localização do peso extra é importante. A gordura extra ao redor da barriga pode aumentar o risco mais do que a mesma quantidade de gordura extra ao redor das coxas ou quadris, por exemplo.
Se você está com sobrepeso, converse com seu médico sobre qual é o peso saudável para você com base em sua idade, altura, tipo de corpo e nível de atividade. Em seguida, estabeleça com ele um plano seguro e sensato para perder peso, projetado especificamente para você e suas necessidades. Isso é importante. Assim, você minimiza o risco de câncer e de outras doenças que podem estar associadas à obesidade.