O lifting facial é a cirurgia que vai rejuvenescer a face, por meio do reposicionamento da pele e de estruturas profundas do rosto, como as de gordura e as musculares.
O procedimento é indicado para pacientes com flacidez da face, com pele muito agredida devido à exposição excessiva ao sol e pessoas fumantes, já que a ação das substâncias encontradas no cigarro tendem a aumentar o processo de envelhecimento do rosto. Entre as demais queixas dos pacientes que buscam pelo lifting facial estão: bochechas flácidas, vinco nasogeniano proeminente, excesso de pele na região da pálpebra e bolsas volumosas na região das olheiras.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o lifting facial ocupa a segunda posição, junto com a cirurgia de nariz, entre as técnicas mais procuradas pelas brasileiras para melhorar o aspecto do rosto.
Para a cirurgia, no pré-operatório, o especialista analisa os aspectos da face do paciente e mostra as possibilidades de melhora. Em algumas situações pode ser indicado outro procedimento com o lifting facial, como a blefaroplastia, que retira o excesso de pele das pálpebras, tanto inferiores quanto superiores.
Para o procedimento de lifting o paciente recebe anestesia geral ou local com sedação, conforme decisão do especialista.
O lifting é feito por meio de pequenos cortes que vão reposicionar os tecidos abaixo da pele dando mais volume as áreas murchas e recolocar a musculatura do rosto na posição em que se encontravam durante a juventude.
Essas incisões são feitas geralmente na frente e atrás da orelha, as vezes no couro cabeludo e abaixo do queixo, ou seja, em locais em que a cicatriz fique bem escondida. Toda a cirurgia dura de duas a três horas.
Quanto ao pós-operatório ele depende da reação do organismo de cada paciente, já que alguns têm boa capacidade de cicatrização. As características da pele antes da técnica também determinam o tempo de recuperação.
Em pacientes em que a técnica não é tão agressiva em dois ou três meses já é possível conferir os resultados, sendo que o repouso, em casa, se faz necessário por aproximadamente duas semanas.