No terceiro capítulo da série sobre procedimentos estéticos associados à cirurgia bariátrica, trazemos aqueles relacionados ao lifting de braço. Na semana passada, falamos sobre lifting de face e pescoço.
O lifting de braço, também conhecido como braquioplastia, pode remover o excesso de pele e os depósitos de gordura nos braços, deixando-os com um contorno mais agradável e jovial.
A incisão se estende do cotovelo à axila e, às vezes, ao lado do tórax. Em alguns casos, o cirurgião plástico pode recomendar que a lipoaspiração seja usada sozinha ou em conjunto com um lift de braço para remover o excesso de gordura na parte superior do braço. O lift de braço em um paciente com grande perda de peso geralmente atravessa a axila e envolve a pele solta que se estende até a região do tórax, desde que tenham estabilizado o peso e não tenham problemas médicos.
Muitos destes pacientes se queixam de que seus braços parecem “asas de morcego”. Ocasionalmente, algumas mulheres mais velhas têm uma grande quantidade de pele extra que as incomoda e também são candidatas a essa cirurgia. Para os pacientes que têm excesso mínimo de gordura, sem excesso de pele, a lipoaspiração pode ser eficaz. Já os que têm um pouco de pele extra e está localizada perto da axila, a melhoria pode ser alcançada através de uma cicatriz limitada à axila.
No caso de pacientes que apresentam com um grande excesso de braço, como no caso da maioria dos pacientes pós-gastroplastia, o tecido deve ser removido através de uma cicatriz que vai do cotovelo, passa pela axila, e se estende para o lado do tórax.
Pré-operatório:
Se você é um fumante, é recomendável que você pare de fumar bem antes da cirurgia, pois o ato de fumar pode afetar a sua capacidade de cicatrização. Certos medicamentos que aumentam o risco de hemorragia, tais como a aspirina, os anti-inflamatórios e algumas vitaminas, devem ser interrompidos antes da cirurgia do braço.
Duração e efeitos colaterais:
Essa cirurgia leva em média duas horas para ser realizada sob anestesia geral.
Felizmente, as complicações significativas do lifting braquial não são frequentes. Todos os anos, milhares de pessoas se submetem à cirurgia estética bem sucedida dos braços, resultando em satisfação. Qualquer um que considere a cirurgia, entretanto, deve estar ciente de ambos os benefícios e riscos, pois podem haver assimetrias na posição das cicatrizes, cicatrização hipertrófica ou queloidiana, perda de sensibilidade na região manipulada cirurgicamente e abaulamentos resultantes de seromas. Entretanto, todas essas condições são bastante raras e podem ser corrigidas facilmente por meio de um retoque cirúrgico.
Recuperação e cuidados pós-operatórios:
Alguns cirurgiões preferem usar malhas de compressão, no entanto, a maioria dos cirurgiões prefere que os braços fiquem elevados por alguns dias, acima do coração. O retorno lento da função normal dos braços e das mãos, em geral, ocorre após duas semanas.
Apesar do desconforto, o lifting de braço traz inúmeros benefícios ao pacientes, tais como redução no excesso de braço e melhor imagem se si e maior auto confiança.