Procedimentos cirúrgicos podem produzir profundas mudanças de longa duração na aparência facial, mas são invasivos e dependem de um período de recuperação.
Muitos pacientes que estão apenas começando a mostrar sinais de envelhecimento facial desejam uma melhora em alguns aspectos do rosto, mas que, muitas vezes, podem não justificar o custo financeiro e o tempo necessários para intervenções cirúrgicas mais invasivas.
Pensando nesses casos, foi desenvolvida uma série de procedimentos injetáveis, para aumento dos lábios, do mento, do malar e da mandíbula, além de atenuação do conhecido bigode chinês.
Como funcionam
Tratamentos injetáveis podem ser utilizados durante uma visita ao consultório, em vez de exigirem uma ida à sala de operação. Em alguns tratamentos, nenhum anestésico é necessário, pois as agulhas utilizadas são tão pequenas que o desconforto é mínimo. Com os outros, os agentes anestésicos tópicos ou bloqueios nervosos podem ser utilizados, dependendo da preferência do paciente e da sensibilidade da região a ser tratada.
Do ponto de vista da utilização de técnicas minimamente invasivas no tratamento de rugas faciais, existem duas classes gerais de injetáveis: os que paralisam a musculatura e os que preenchem os vincos e os sulcos.
Os preenchimentos são simples injeções que devem ser feitas por médicos habilitados e treinados para que sejam colocados no plano cutâneo correto evitando lesões em nervos ou vasos sanguíneos. São feitos em alguns minutos.
Em relação aos efeitos colaterais observados, podem acontecer assimetrias, paralisias temporárias, granulomas e até necrose de pele, mas geralmente são casos muito raros.
Outra grande vantagem destes tratamentos é que o paciente pode sair do consultório e ir direto para o trabalho, pois o habitual é um eritema na área infiltrada e um suave edema.
Sempre consulte um médico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, discuta suas áreas de interesse e ouça as opções que ele sugere. Se você estiver considerando preenchimentos, é uma prática razoável tentar primeiro os agentes absorvíveis para ter a certeza de que você goste dos efeitos do tratamento antes de utilizar os produtos definitivos.
O médico terá sua preferência pessoal quanto a um preenchimento ou paralisante neuromuscular que dê bons resultados em suas mãos e, juntos, vocês deverão ser capazes de escolher um tratamento de bioplastia facial que corresponda aos seus desejos.