Por fora, a lipoaspiração e a cirurgia bariátrica parecem jeitos semelhantes de se perder peso. Contudo, os dois procedimentos são muito diferentes e projetados para pacientes completamente diferentes. Para entender como os procedimentos têm resultados diferentes, é importante primeiro entender a natureza da lipoaspiração e da cirurgia bariátrica, e por que as pessoas as buscam.
Sobre a cirurgia bariátrica, é importante que ela seja feita apenas para pessoas a partir de 35 de índice de massa corporal e que já tenham permanecido assim por alguns anos. Se uma pessoa cumprir esse requisito, o estômago é cortado na cirurgia ou grampeado para ser encolhido e reduzir a quantidade de comida necessária para que a pessoa se sinta satisfeita. Mais uma vez, essa cirurgia é estritamente para perda de peso nas pessoas que já foram consideradas obesos mórbidos ou tiveram problemas de saúde relacionados ao peso. Nesse procedimento, uma pessoa sempre deve aderir a uma dieta restritiva e adotar exercícios físicos regulares para dar forma e tônus às áreas onde a perda de peso tiver sido drástica. Contudo, uma cirurgia adicional (tal como uma abdominoplastia) também pode ser necessárias para remover o excesso de pele.
Na outra ponta está a lipoaspiração. A lipoaspiração, que não visa o emagrecimento e sim a retirada de gordura localizada. É melhor para aqueles que buscam remover uma quantidade pequena a média de gordura, ao passo que dão forma e tônus às mesmas áreas com problemas para uma melhor silhueta. A lipoaspiração é realizada ao se inserir uma pequena cânula na pele das coxas, barriga, glúteos, braços, queixo ou mandíbula e a maioria das células adiposas que existe naquela área é sugada por um instrumento de aspiração.
A remoção dessas células adiposas inicialmente é boa para a perda de peso, já que uma pessoa nunca mais terá essas células de volta onde forma removidas. Contudo, sem uma dieta balanceada e exercícios, a gordura será redistribuída para outras partes do corpo.
É importante para o paciente entender o que atingirá ou não com esses procedimentos para evitar frustrações ou despesas médicas se a questão do peso não for tratada da forma correta.
É por isso que o melhor para os que querem decidir entre a lipoaspiração e a cirurgia de bypass gástrico é falar com um médico ou cirurgião plástico para determinar qual procedimento é apropriado para cada situação. Os fatores a serem considerados pelo médico devem incluir o peso atual da pessoa, seu histórico médico, medicações atuais, questões de estilo de vida e expectativas desejadas de um procedimento de lipoaspiração ou cirurgia de bypass gástrico bem-sucedidos.
A lipoaspiração e a cirurgia de bypass gástrica são procedimentos muito diferentes e projetados para pacientes diferentes, enquanto um visa o tratamento da gordura localizada e contorno corporal, a cirurgia bariátrica tem como o foco o emagrecimento.