O procedimento de implante de silicone é uma das cirurgias plásticas mais requisitadas entre as mulheres brasileiras. Mas para algumas pacientes, mesmo com planejamento e boa execução da cirurgia inicial, chega o momento de realizar a troca da prótese para lidar com as mudanças naturais do tecido mamário ou pelo desejo de trocar o tipo de implante.
Alguns dos motivos mais comuns para a mudança de prótese são a contratura capsular, ruptura do implante, deformidade em dupla-bolha, ptose ou desejo de mudança no tamanho do implante.
Não existe prazo de validade para as próteses de silicone. Recomenda-se que a paciente assintomática faça uma avaliação anual a partir de 10 anos da sua cirurgia para garantir que não existe nenhum problema.
Quando colocadas em pessoas com a pele muito fina, algumas próteses de silicone podem formar rugas ou pregas na pele, já que existe pouco tecido gorduroso para dar sustentação à área. Se existe um processo de ganho ou perda de peso excessivo, também pode haver a necessidade de realizar uma cirurgia de troca, já que em muitos casos a prótese acaba ficando mal posicionada, gerando desconforto.
Em relação às técnicas cirúrgicas, as incisões feitas pelo cirurgião dependerão do tipo de mudança que deve ser realizada. Nos casos de retirada da cápsula, o médico pode utilizar a cicatriz da cirurgia inicial. Por outro lado, se existir a necessidade de elevar a posição do mamilo e aréola, outras incisões serão feitas para atingir o resultado esperado.
O pós-operatório deste tipo de cirurgia é, em geral, pouco doloroso e o curativo deve ser mantido pelo tempo que o médico solicitar. Quem realiza o procedimento deve evitar movimentos amplos dos braços por cerca de um mês.
Se você tem interesse em verificar qual o tipo de cirurgia deverá ser feita para a troca do seu silicone, fale conosco!