As mamas têm um significado muito importante para todas as mulheres, tendo íntima relação com a sua autoestima, feminilidade, sexualidade e maternidade. Diante desses fatores fica claro todo o impacto que o tratamento de um câncer de mama pode ter na vida de uma mulher e a importância da reconstrução mamária nos casos em que parte ou toda a mama foi removida.
Mas afinal, no que consiste a reconstrução das mamas? É um procedimento realizado através de muitas técnicas de cirurgia plástica para tentar restaurar a mama, considerando a sua forma, aparência e o tamanho da mesma após uma mastectomia (cirurgia de retirada do câncer de mama).
Tipos de reconstrução
Mamoplastia
Em casos de mamas grandes ou em ressecções de tumores pequenos, em que grande parte do tecido da paciente foi preservado e é possível reorganizar os tecidos remanescentes e dar uma nova mama a paciente.
Implante ou expansor
Esse método se utiliza de implantes preenchidos com silicone ou soluções salinas para resgatar o volume da mama operada.
Retalhos:
São procedimentos mais trabalhosos em que são utilizados tecidos de outras regiões do corpo da paciente como das costas e da região abdominal para dar novo volume e cobertura as mamas operadas.
Essa escolha é sempre realizada dentro da possibilidade de cada caso, que deverá ser discutido com seu cirurgião plástico.
Preço da cirurgia
O valor varia de acordo com o tipo de cirurgia, cirurgião e clínica em que o procedimento será realizado. Importante lembrar que a reconstrução mamária é um direito das mulheres que fizeram a retirada de uma ou das duas mamas e que podem recorrer ao SUS, porém o tempo de espera pode ser longo.
Cuidados pós reconstrução
Após o procedimento, a paciente deve tomar alguns cuidados para que não haja complicações futuras. Gases e fitas serão aplicados nas incisões, e uma bandagem ou sutiã irá minimizar o inchaço e sustentar a mama reconstruída, além de um dreno que pode ser instalado temporariamente sob a pele para drenar excessos de sangue ou de fluído. Siga sempre atentamente todas as orientações médicas.
Resultado
Caso o procedimento ocorra de forma tranquila e o pós-operatório seja seguido corretamente, as chances de se obter um bom resultado é alta. Lembre-se, o importante é você se sentir bem em primeiro lugar!