A busca pelo corpo perfeito está cada vez maior, com isso, muitas pessoas estão optando por métodos rápidos e que alegam ter resultados milagrosos sem reeducação alimentar ou exercício físico, os famosos remédios para emagrecer. O problema é que na maioria dos casos, esses remédios são controlados e podem causar dependência química ou outros problemas de saúde.
Estar acima do peso é ruim, inconveniente, atrapalha na autoestima e muitas vezes na saúde, mas precisamos compreender que o emagrecimento saudável é um processo que requer vários fatores como as mudanças de hábitos de vida e alimentares. Com a rotina corrida muitas vezes acabamos nos iludindo e buscando as fórmulas “mágicas” que prometem a perda de gordura e peso em pouco tempo, mas é importante ter em mente que existem riscos, por isso, vamos falar um pouco sobre eles hoje.
Existem 3 tipos de remédios para emagrecimento que são os mais conhecidos e comercializados, são eles: Inibidores de apetite, Inibidores de absorção de gorduras e saciantes. Todos causam danos à sua saúde, confira abaixo alguns dos riscos:
Efeitos colaterais
todos os remédios possuem efeitos colaterais que podem variar desde dores de cabeça, boca seca, tonturas, prisão de ventre até o aumento da pressão arterial, insônia, depressão, coceira, olhos amarelados, urina escura, entre outros
Tolerância
Esses medicamentos no começo ajudam a emagrecer imediatamente, fazendo com que a pessoa confie no produto. Porém, após um período de aproximadamente 6 meses, ou as vezes menos, ele para de fazer efeito. Caso o paciente insista na utilização desses medicamentos, o peso perdido acaba voltando, afinal, o organismo adquire tolerância com o tempo de uso e ele perde a eficácia e você não mudou seus hábitos.
Dependência
A maioria desses medicamentos são de uso controlado e por esse motivo podem tornar o paciente dependente. Por isso, eles devem ser avaliados pelo médico responsável e caso ele julgue necessário o uso, irá prescrever a dosagem e a frequência correta que você deve utilizar para não se tornar dependente.
Agem de maneira errada
Os bloqueadores de gordura acham que toda gordura do corpo é ruim, e não é bem assim a história. Existem gorduras boas e gorduras ruins, e se toda a gordura não for absorvida pelo nosso próprio corpo, isso pode nos causar muitos problemas, como: má absorção de nutrientes, problemas intestinais, entre outros.
Alterações de Humor
Esse último tópico deve ser lido com muita atenção, pois alguns desses medicamentos, podem fazer com que a pessoa apresente alterações de humor e pensamentos confusos, com grande tendência a depressão, que sabemos que é a maior doença do século atual. Todo cuidado é pouco!
Portanto, se você está insatisfeito com seu peso, procure um nutricionista, faça uma avaliação para entender como a alimentação pode te ajudar nesse objetivo, além de encontrar uma atividade física que você goste e que irá te auxiliar nesse processo de emagrecimento saudável!