Com essa época de frio e chuva, nossa imunidade fica exposta e qualquer coisinha já estamos com o nariz congestionado, tosse e coriza e o diagnóstico mais comum é o de resfriado. Mas você sabia que pode ser também a gripe? Pois é, gripe e resfriado tem suas diferenças e vamos explicar como identificar cada um e como tratar.
Antes de falarmos das diferenças, vamos ver as semelhanças de ambas, o que faz a maioria das pessoas a não identificar corretamente o que está acontecendo:
- ambos são causados por vírus
- ambos causam sintomas respiratórios como: coriza, tosse e espirros
- ambos são facilmente transmissíveis
Agora vamos falar sobre as diferenças: a gripe é uma infecção mais forte, normalmente dura mais tempo, e apresenta a maior taxa de complicações (problemas pulmonares e cardíacos), podendo ser perigosa em bebês, idosos e pessoas com a imunidade baixa. Já o resfriado, é mais fraco dura menos tempo e raramente causa maiores complicações.
Confira as principais diferenças entre Resfriado e Gripe:
Vírus
Gripe: causada pelo vírus influenza
Resfriado: causada pelo Rhinovírus ou outros semelhantes
Duração
Gripe: dura de 7 a 10 dias
Resfriado: dura de 2 a 4 dias
Sintomas
Gripe: febre alta, tosse, muita dor muscular, forte dor de cabeça, dor de garganta, nos olhos e nariz escorrendo.
Resfriado: febre baixa ou na maioria dos casos não há febre, tosse, pouca dor muscular, leve dor de cabeça, mal-estar e nariz escorrendo, e pode haver rouquidão.
Possíveis complicações
Gripe: Pneumonia
Resfriado: Otite, sinusite, bronquite
Tratamentos
Gripe: Beba muito líquido, tome as medicações conforme a orientação médica.
Resfriado: Procure consumir vitamina C e tomar os remédios próprios para tratar os sintomas.
É sempre bom evitar pegar doenças respiratórias, seja gripe ou resfriado, então, mantenha hábitos de higiene como: lavar as mãos, utilizar lenços descartáveis ao limpar o nariz ou espirrar em locais cheios, não compartilhar objetos pessoais (talheres, pratos, copos, garrafas), manter os ambientes ventilados e evitar contato com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe/resfriado.
Vale a pena tomar a vacina da gripe caso você esteja nos grupos de risco ou se seu plano de saúde oferecer, afinal, estar protegido nunca é demais!