Uma das cirurgias plásticas mais procuradas no país, a rinoplastia corresponde a 8,1% do total de procedimentos realizados por brasileiros. Seja por uma questão estética ou por problemas respiratórios, a cirurgia pode ser feita com duas técnicas diferentes, a aberta e a fechada. Muitos pacientes questionam a diferença entre rinoplastia aberta e a rinoplastia fechada, levando em consideração qual é a mais recomendada para operar o seu nariz.
Antes de mais nada, a escolha da técnica ideal para cada paciente deve ser feita pelo médico que irá avaliar a complexidade estrutural do nariz, assimetria do rosto, da pele e das vias respiratórias. O cirurgião plástico também levará em conta o resultado almejado pelo paciente e quais são os melhores procedimentos para atingir esse objetivo.
Entretanto, é importante que os pacientes estejam familiarizados com as duas técnicas no momento em que forem consultar o especialista, assim eles poderão esclarecer todas as suas dúvidas sobre a cirurgia.
Rinoplastia Fechada
Nessa técnica, as incisões são realizadas no interior das narinas e a pele, diferentemente da rinoplastia aberta, não é erguida.
Utilizando instrumentos extremamente pequenos, o cirurgião plástico irá alterar o aspecto do nariz, de acordo com os objetivos previamente estabelecidos, acrescentando ou retirando tecidos da cartilagem para moldar o nariz. A vantagem da rinoplastia fechada é o fato de que não há incisões externas, o que representa a falta de cicatrizes visíveis. Durante o procedimento é possível perceber como o nariz ficará no final, uma vez que ele é visto por fora durante todo o procedimento. A cirurgia dura cerca de duas horas e sua recuperação, em geral, apresenta menor inchaço no período pós-operatório.
Rinoplastia Aberta
Para casos em que a cirurgia deve alterar a ponta do nariz, a rinoplastia aberta é a mais recomendada. Nesse procedimento, o médico faz pequenas incisões através do tecido que separa as duas narinas, chamado de columela, e depois ergue essa pele para expor a parte interna do nariz. É dessa forma que o cirurgião consegue examinar a estrutura nasal e remodelar o nariz para que ele fique com a aparência desejada pelo paciente, realizando alterações milimétricas e com alto nível de precisão. Cartilagem e tecidos são removidos ou acrescentados em busca de uma harmonia facial adequada. Nesse caso, a cirurgia leva de duas a três horas, variando de acordo com as modificações feitas pelo profissional.
Os dois procedimentos podem gerar resultados satisfatórios para os pacientes, sendo de extrema importância que o paciente siga todas as recomendações no período pós-operatório para evitar qualquer tipo de dano ao nariz.
Para saber mais detalhes sobre a rinoplastia, visite nosso site e agende uma consulta com um de nossos especialistas!