A rinoplastia é procurada por pacientes que desejam corrigir a estética do nariz. Encaixam-se nesse caso pessoas que queiram aumentar ou diminuir o nariz, afinar as asas nasais, diminuir o “osso” ou “calo” e dar projeção à ponta.
Como a rinoplastia é um procedimento realizado há bastante tempo ela já passou por diversas evoluções ao longo dos anos, melhorando sua técnica e resultados ao paciente. Por isso a cirurgia pode ser feita por via endonasal, quando ela é fechada ou ser realizada com a estrutura do nariz aberta, que é a exorrinoplastia. É comum, se o paciente necessitar, que a operação seja associada a outros procedimentos nasais, como a correção do desvio septo ou a retirada de carne esponjosa, ligadas a crises de alergias.
Na maioria dos casos a rinoplastia é indicada a partir dos 15 anos, pois é necessário que o paciente tenha o desenvolvimento facial concluído.
Conhecendo a cirurgia
Na técnica aberta o cirurgião faz uma pequena incisão na base do nariz, entre as narinas e também na parte interna delas. Já no método fechado essas incisões ficam apenas dentro das narinas. O que difere a escolha de uma técnica da outra é o tipo de alteração que será realizada no nariz. Porém, a cirurgia fechada é vista como mais vantajosa, já que ela oferece um resultado mais natural e uma recuperação mais rápida, ressaltando que o paciente não ficará com nenhuma cicatriz aparente. Mas, em contrapartida é preciso escolher um cirurgião bastante preparado para a operação, já que a visão das narinas é um pouco mais limitada do que na técnica aberta.
A preparação necessária para a cirurgia
Todo procedimento cirúrgico pede uma avaliação geral da saúde do paciente. Por isso, o médico irá solicitar: exames de sangue, avaliação cardiológica, dosagem de certos nutrientes como sódio, potássio, ureia e creatinina, coagulograma, além de testes de imagem, em especial a tomografia computadorizada que mostra com detalhes a estrutura nasal a ser operada.
Desmistifique o pós-operatório
Há muito tempo o nariz, após a cirurgia, era engessado, mas isso ficou no passado. Atualmente um plástico enrijecido é usado para fixar as alterações feitas. O plástico se molda no formato do nariz e deve ser usado por até sete dias, depois dele o paciente usa uma fita adesiva porosa por mais uma semana.
É comum a pessoa sentir certa dificuldade para respirar nos primeiros dias após a operação, porém esse quadro melhora diariamente.
Como a região do nariz fica bastante sensível o indicado é optar por alimentos mais leves e macios, evitando forçar a mastigação.
O repouso é uma questão que precisa ser obrigatoriamente seguida pelo paciente, ele precisa manter o descanso absoluto por 7 dias, após esse período pode-se voltar a execução das atividades de rotina aos poucos.
A dor e o hematoma são absorvidos aos poucos em até 20 dias, mas para aliviar esses desconfortos o cirurgião irá receitar o uso de analgésicos tradicionais.
Quanto à possibilidade de sangramento ela acontece em até dois dias, em especial quando o paciente também tem associada à correção do septo nasal.
Um cuidado importante é na hora de dormir. Mantenha a cabeça elevada com apoio de travesseiros. Nesta posição não existe o risco de o sangramento ser aspirado e a respiração fica mais fácil.
É fundamental o paciente não abaixar a cabeça, evitar assoar o nariz e também não usar óculos até a liberação do especialista.
O resultado da rinoplastia, em muitos casos, é perceptível logo após a operação e em 30 dias é possível atingir 95% do objetivo final. Mas o cirurgião consegue melhor avaliar a cirurgia dentro de seis meses a um ano.