A busca por uma pele perfeita está cada vez maior e a alimentação pode ser um importante aliado para ter uma pele saudável e bonita. A cada dia são descobertos novos benefícios em alimentos que transformam a pele, os cabelos e as unhas em fortes aliados da beleza.
Fizemos uma lista com os principais problemas de pele que incomodam as pessoas e separamos os alimentos que podem ajudar no combate a esses problemas. Confira:
Acne
Esse é um problema que muitas pessoas enfrentam, principalmente na adolescência. Quem não quer ter uma pele lisinhas e livre de cravos e acnes? Isso pode se tornar realidade com um bom ritual alimentar.
O salmão, cenoura, espinafre e brócolis são ricos em vitamina A, que ajuda a pele diminuindo a produção de sebo das glândulas sebáceas, o que torna a pele menos oleosa, e por consequência inibe a formação da acne.
É recomendável também consumir alimentos ricos em Zinco um mineral anti-inflamatório natural com ação antibacteriana, que inibe a proliferação dos micro-organismos causadores de acne São eles a semente de abóbora, grão de bico, ostras e lentilha.
Manchas
Muitas das manchas que aparecem em nossa pele são causadas por excesso de sol e pela falta do uso de protetor solar. Entretanto, com a ajuda de alguns alimentos é possível amenizar essas manchas. Os alimentos de cor vermelha como: tomate, melancia e goiaba, são ricos em lipoceno, um poderoso antioxidante que protege contra os danos causados pelo sol.
Rugas
Começam a aparecer com o envelhecimento da pele, mas não significa que você precisa apenas esperar pela chegada das rugas. Com o consumo de determinados nutrientes é possível fazer a manutenção da pele ao longo dos anos, retardando o envelhecimento da pele.
Para ajudar, inclua no seu cardápio: tomate, melancia, goiaba, que são alimentos vermelhos ricos em lipoceno, que potencializa a ação das enzimas que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento. Consuma também açafrão e gengibre, eles contém diversos fitoquímicos que previnem o envelhecimento precoce.
Flacidez
Não precisamos esperar que a pele fique flácida para começarmos a tratá-la. É possível através da alimentação ter uma ação preventiva contra a flacidez da pele. A castanha do pará, shitake, semente de girassol e o farelo de trigo, são alimentos ricos em selênio, vitamina que aumenta a elasticidade. Já o kiwi e as pimentas, estimulam a produção de colágeno, um componente essencial para garantir a firmeza da pele. Abuse também dos alimentos ricos em vitamina C, como as frutas cítricas que facilitam a síntese do colágeno.