O rosto, cartão de visitas do nosso corpo, apresenta uma série de elementos que podem precisar de intervenções mais ou menos complexas a depender do caso.
Por isso, as técnicas cirúrgicas, dependendo do objetivo final do paciente, são múltiplas.
Para entender mais como esses procedimentos funcionam e para quem são indicados, explicamos brevemente cada cirurgia. Saiba mais:
Bioplastia Facial
A bioplastia facial é indicada para pacientes que estão começando a mostrar sinais de envelhecimento. O procedimento consiste em tratamentos injetáveis feitos para tratar as rugas faciais.
Existem dois tipos de técnicas para diminuir as rugas: injeções que preenchem as rugas do rosto; injeções que promovem a paralisação da musculatura de algumas regiões para evitar que a ruga se aprofunde.
O procedimento leva apenas alguns minutos e só utiliza anestesia em casos onde a sensibilidade da região tratada é maior.
Lifting Facial
Com o objetivo de tratar as regiões em que a pele perdeu a elasticidade, o lifting facial ajuda a recuperar a jovialidade do rosto. A técnica evoluiu muito nos últimos anos e promove resultados confiáveis e de duração prolongada.
O procedimento funciona assim: o médico faz incisões na frente e atrás das orelhas, depois “levanta” a pele e as camadas mais profundas da face. O médico também pode fazer ajustamento da platisma, além de uma lipoaspiração no pescoço e bochecha. Em seguida, o excesso de pele é removido e reposicionado.
A duração da cirurgia é de, em média, duas horas e o paciente pode voltar para casa em um dia.
Blefaroplastia
A blefaroplastia é indicada para corrigir a pálpebra superior com excesso de pele que se acumula na dobra natural dos olhos, rugas das pálpebras inferiores, bolsas gordurosas e círculos escuros sob os olhos e pálpebra inferior invertida. O problema prejudica a visão em muitos casos e faz com que os olhos pareçam cansados.
A cirurgia é feita com anestesia local e dura em média uma hora. É importante que o paciente siga todas as recomendações médicas para ter uma recuperação adequada.
A cicatrização acontece em algumas semanas e, como resultado, o olhar fica mais descansado, fresco e alerta.
Rinoplastia ou plástica de nariz
Por motivos estéticos ou para corrigir problemas de saúde, a rinoplastia pode ser feita a partir dos 15 anos, quando o nariz já está totalmente desenvolvido.
Em pacientes mais velhos, a cirurgia é feita muitas vezes em conjunto com o lifting e outras técnicas de plástica facial indicadas para o rejuvenescimento do rosto.
A rinoplastia irá sofrer alterações de acordo com o objetivo final do paciente e a estrutura do seu nariz. Em cada tipo de cirurgia, o médico utilizará técnicas variadas para atingir resultados, como:
- aumento ou redução do nariz;
- afinamento das asas nasais;
- projeção na ponta do nariz para afiná-lo;
- redução da giba.
O procedimento dura em média uma hora e meia, mas pode levar até três horas, dependendo da complexidade da cirurgia. Em algumas semanas, o paciente já consegue observar as mudanças no nariz, mas a cicatrização é gradual e o resultado definitivo pode ser observado em até um ano após a rinoplastia.
Otoplastia
A otoplastia é a cirurgia plástica para a região das orelhas, podendo ser realizada ainda na infância, em crianças de 6 a 7 anos. Mas não há limite de idade para fazer a otoplastia, qualquer pessoa saudável está apta para a cirurgia.
Por causa das características individuais de cada um, o resultado irá depender do organismo e estrutura da orelha do paciente.
No caso das orelhas de abano, a otoplastia dura em média uma hora e o procedimento é mais simples. Já em casos mais complexos, como a orelha em taça, a cirurgia pode demorar algumas horas e pode ser que haja a necessidade e fazer outras cirurgias com intervalos de 3 meses.
A recuperação sofrerá variações de acordo com o organismo e cuidados no pós-operatório, mas os resultados são permanentes.
Mentoplastia
A mentoplastia é a cirurgia plástica feita para tratar a região do queixo, sendo indicada para casos de pacientes que possuem uma retração na área, conhecida também como “queixo fraco”. O médico coloca um implante biocompatível sobre a estrutura óssea da mandíbula, aumentando suas dimensões e deixando o rosto mais harmônico. O procedimento dura de 30 a 45 minutos e as suturas da cirurgia são removidas em uma semana, com resultados definitivos.
O paciente deve conversar com o médico para saber quais são a técnica e o tipo de cirurgia mais adequados para o seu caso. O importante é entender que os resultados irão depender dos cuidados feitos nos períodos pré e pós-operatório, além das particularidades de cada organismo.