Realizar um procedimento estético de sucesso requer a escolha de um profissional qualificado e também a atenção do paciente aos cuidados pós-operatórios.
Qualquer cirurgia plástica, seja ela uma lipoaspiração, um implante de silicone ou um lifting de rosto, precisa de adequação à rotina que vai da alimentação à administração de medicamentos específicos.
Sendo assim, após a cirurgia o paciente deve fazer refeições leves e em pequenas quantidades e ter no cardápio carnes, verduras e legumes, garantindo todas as necessidades nutricionais do organismo. O paciente também deve se atentar a ingestão de frutas – mínimo de duas porções diárias – e ao consumo de água, no mínimo 1,5 litros por dia.
O repouso, conforme indicação médica, é fundamental para que o corpo se adapte a mudança e tenha uma boa cicatrização. Para descansar escolha uma posição confortável e liberada pelo especialista, lembrando que mulheres que optaram pela prótese de silicone nos seios devem evitar se deitar sob o silicone nos primeiros meses.
Também é de responsabilidade de o paciente usar os acessórios como cinta, sutiã ou dreno, são eles que garantem a cicatrização e o resultado desejado do procedimento.
O uso de qualquer medicamento, sem conhecimento do cirurgião é proibido. Isso porque remédios derivados do ácido acetilsalicílico, como aspirina, prejudicam a coagulação e aumentam o risco de hematomas.
O hábito de fumar também deve ser suspenso por pelo menos 30 dias antes e 30 dias depois de o procedimento. A nicotina, presente no cigarro é vasoconstritora e interfere, de forma negativa, na circulação.
Quanto às mulheres atenção ao anticoncepcional. Os hormônios presentes nele aumentam o risco de trombose, por isso, suspenda seu uso.
A prática de qualquer atividade física também precisa ser adiada, afinal o organismo precisa de um tempo para se adaptar as mudanças realizadas.
Durante esse período o paciente deve procurar pelo cirurgião quando tiver febre, dor (mesmo tomando os analgésicos indicados), sentir desconforto ou mau cheiro na cicatriz, além de inchaço, vermelhidão e queimação no local da cirurgia.
Seguindo todas essas dicas e cuidados a recuperação será mais rápida e saudável.