Aquela sensação de inchaço da qual muitas mulheres se queixam e que está associada ao inchaço na barriga e aparecimento de celulites pode ser retenção de líquidos.
Mas você sabe o que realmente é o problema, suas causas e como tratá-lo?
Muitas vezes, esta condição tem como causas problemas renais, cardíacos, hepáticos ou doenças da tireoide que provocam um tipo específico de edema.
Em outras palavras: é um acúmulo excessivo de água entre as células do corpo, que acontece por conta do extravasamento de um líquido pobre em proteínas do sangue, que se desloca dos vasos e vai para seu tecido subcutâneo, causando o conhecido inchaço, que geralmente ocorre nas pernas, braços, abdome, tronco e até o rosto.
Mas como evitar a retenção de líquidos? Existem várias dicas simples que podem ajudar a evitar e a combater a retenção de líquidos. Confira a seguir algumas delas:
Chás diuréticos
Todos os chás e as infusões têm efeito diurético, porém, certas plantas aumentam esse efeito, como os exemplos abaixo:
- Chá de cavalinha
- Chá de hibisco
- Chá de canela com gengibre
- Chá-verde
- Chá de ginkgo biloba
- Chá de centelha asiática
- Chá de castanha da índia
Exercícios
Não só efetiva para combater a retenção de líquidos, a prática de atividades físicas regulares melhora a qualidade de vida de forma global. Ela é uma forma natural de desinchar o corpo de forma rápida, contribuindo também para o emagrecimento. Os exercícios indicados são: caminhada rápida, corrida, andar de bicicleta com uma marcha pesada, pular corda, natação etc. Vai do que você sentir mais prazer em realizar.
Vitamina B6
Invista na ingestão de alimentos ricos em vitamina B6, principalmente na TPM, como bananas, nozes, batatas e carne.
Hidratação
Há quem diga que beber água pode prejudicar na retenção de líquidos, mas isso é mito. Beber água é uma das atitudes mais saudáveis que você deve implementar na sua vida, pois vai estimular o funcionamento dos seus rins e aumentar a produção de urina, o que vai melhorar a circulação.
Drenagem linfática
Ótima opção para eliminar o excesso de líquidos do corpo, pode ser feita de forma manual, como uma massagem suave ou com equipamentos eletrônicos próprios para drenagem linfática mecânica. Normalmente esse tipo de tratamento é realizado em clínicas de estética especializadas ou por profissionais qualificados, com sessões que variam de três a cinco vezes por semana, dependendo da necessidade do paciente.
No entanto, caso você perceba que essa retenção de líquidos não melhora com as dicas mais simples, é importante consultar um médico para avaliar a causa exata e te direcionar para o melhor tratamento.