Muito tem se falado sobre o uso do sutiã e os benefícios de não usar, porém muito do que se diz é mentira. Muitas mulheres com certeza já ouviram em algum momento essa frase: “tira esse sutiã pra dormir, faz mal” entre outros, mas será que isso é verdade? Vamos falar sobre os mitos e verdades sobre o uso do sutiã.
Usar sutiã desde cedo “ajuda” seus seios a crescerem – MITO
Afinal, os seios possuem seu próprio plano de crescimento e não precisam do uso do sutiã para isso.
Existem beneficios no uso do sutiã? VERDADE
Ele auxilia no sustento do peso em caso de mamas mais volumosas e em pacientes que se queixam de dor nos seios.
Não usar sutiã faz os seios caírem – MITO
Esse é um dos maiores mitos sobre o acessório, pois muitas mulheres acabam usando com medo de que isso seja verdade, e não é. Os efeitos da gravidade independem do uso ou não do sutiã, de forma que uma mulher que usa e outra que não usa sofrerão os mesmos efeitos da gravidade com os seios mais caidos com o passar dos anos.
Pode usar sutiã para dormir? VERDADE
As mulheres que usam sutiãs para dormir não sofrem prejuízos, contanto que a peça seja confortável. O que vai definir é se a mulher se sente bem ou não com o sutiã durante o sono.
Sutiã de bojo e com arame causam câncer? MITO
Essa afirmação falsa surgiu nos anos 90 baseado na informação de que o sutiã prejudica a circulação do sistema linfático e acumula toxinas nos tecidos corporais da região. Até hoje, não há comprovação cientifica que comprove essa afirmação.
O importante é a alça e não o bojo – VERDADE
Na hora de escolher a peça é importante focar na qualidade da alça, já que elas são responsáveis por cerca de 90% do suporte proporcionado. Uma das recomendações é optar por alças mais largas, pois como elas sustentam parte significativa do peso das mamas, se forem muito finas podem machucar os ombros.
Sutiãs de tecido sintético podem irritar a pele? VERDADE
Podem irritar a pele e até causar alergias. O ideal é optar por peças confeccionadas em algodão. O tecido sintético impede que a transpiração ocorra e em alguns casos pode causar coceiras na pele.