Para se realizar um procedimento cirúrgico, na maioria das vezes é necessário o uso de anestesia, afinal, elas tiram a dor, tiram a consciência, relaxam a musculatura, tudo para que o procedimento seja seguro e indolor para o paciente. Existem alguns tipos de anestesias e hoje vamos falar das principais, que são: local, peridural, raquidiana e a geral. O tipo varia muito de acordo com a cirurgia, com a região a ser operada e as condições do paciente, e essa escolha envolve o cirurgião e o médico anestesista, afinal, são eles que vão te acompanhar no processo pré-operatório e irão entender tudo sobre você e suas necessidades para a hora da cirurgia.
Quando você for fazer uma cirurgia é bom ter em mente que a equipe do cirurgião e do anestesista exercem funções distintas e têm responsabilidades diferentes, mas precisam trabalhar em sintonia. O médico anestesista irá avaliar se o paciente realmente tem condições de operar, já o cirurgião, vai analisar a melhor técnica para fazer o procedimento e como atender suas expectativas.
Por isso, o papel do anestesista é muito importante nesse processo, afinal, é de responsabilidade dele garantir que a paciente esteja apta para ser anestesiada e operada de forma segura.
Conheça os tipos de anestesias:
Raquidiana
Tipo de anestesia realizada dentro do canal medular (na coluna), no espaço conhecido como subaracnóideo. Seu objetivo é anestesiar toda a região abaixo do ponto onde foi injetada a medicação. É muito indicada para cirurgias localizadas, abdominoplastias, procedimentos ortopédicos de membros inferiores e para cesarianas. Tem em média 4 horas de duração, permitindo uma maior ação do cirurgião em toda a área anestesiada e não necessita de intubação para respirar.
Geral
É a anestesia realizada por via endovenosa (pela veia) e respiratória, promovendo anestesia do corpo todo e necessitando de intubação e assistência ventilatória. Indicado em cirurgias maiores ou onde os bloqueios anestésicos não agem.
Local
A anestesia local é a mais comum, sendo usado para bloquear a dor em pequenas regiões do corpo e usada por quase todas as especialidades médicas. É feita com a injeção de lidocaína na pele e nos tecidos subcutâneos. Esse tipo de anestesia bloqueia os receptores para dor na pele e os nervos mais superficiais, impedindo que os mesmos consigam enviar sinais dolorosos ao cérebro.
É capaz de bloquear a dor em uma variedade de procedimentos como biópsias, retiradas de lesões de pele e em diversas cirurgias plásticas. É muito comum a sua associação com a sedação, que é realizada pelo anestesista para que a pessoa esteja dormindo durante o procedimento, tornando o mesmo mais confortável para o paciente.
Peridural
Tipo de anestesia realizada dentro do canal medular (na coluna), no espaço conhecido como peridural. Pode ser usada para cirurgias de tórax, abdômen, braços e pernas. Pode ser usada em diversas cirurgias plásticas como a mamoplastia, lipoaspiração, abdominoplastia, entre outras.
Está pensando em realizar uma cirurgia plástica? Marque sua consulta conosco!
Aqui você será recebida por um cirurgião plástico especialista e poderá tirar todas as suas dúvidas.