Um dos procedimentos mais buscados, nas clínicas e consultórios, é a cirurgia plástica dos seios. Seja por estética ou para reconstrução da mama. Porém, o que muitas pessoas não sabem, é que existem outros tipos de cirurgias nos seios, além do implante de silicone.
Cada uma adequada para uma situação específica.
As cirurgias plásticas nos seios, são comumente chamadas de mamoplastia ou mastoplastia e suas variantes, que são capazes de aumentar a autoestima e a confiança da paciente de forma extremamente eficiente.
Normalmente, esse tipo de procedimento é mais realizado em mulheres, mas, também pode ser realizado em homens, principalmente nos casos de ginecomastia, que é quando as mamas crescem por causa do excesso de tecido mamário e gorduroso no homem.
Conheça alguns tipos de mamoplastia:
Mamoplastia de aumento
Essa é a cirurgia para aumentar os seios, escolhida por mulheres que possuem os seios pequenos e que não estão contentes com o tamanho, ou em mulheres que após amamentar perderam volume na mama.
Nesse caso, uma prótese de silicone é implantada para aumentar o volume, sendo que seu tamanho varia de acordo com o corpo de cada pessoa e o desejo da paciente, podendo ser colocada por cima do músculo peitoral ou por baixo do mesmo.
Mamoplastia redutora
Como o próprio nome já diz, esse é o procedimento redutor, que é realizado em pacientes que possuem os seios grandes, maiores que o normal e que de alguma forma acabam limitando a paciente de suas atividades diárias, ou causando dores na coluna ou no pescoço.
Nesse procedimento, o excesso de pele, gordura e tecido mamário são removidos, gerando um grande alívio dos sintomas que a paciente antes se queixava.
Reconstrução mamária
Esse é um procedimento mais delicado e que normalmente ocorre em pacientes que sofreram alguma remoção de mama por conta de doenças como o câncer ou outros casos graves.
Essa cirurgia é realizada para dar de novo a forma, tamanho e aparência normais da mama. A reconstrução também pode ser feita no mamilo ou na aréola, quando os mesmos foram retirados, quando são grandes demais, assimétricos, ou apenas para torná-los mais natural e bonitos.
Mastopexia ou lifting para levantar os seios
Esse procedimento é realizado para levantar os seios e dar forma a mama, principalmente quando o mesmo está caído e flácido, o que normalmente ocorre após os 50 anos, após a amamentação ou devido a oscilações de peso.
Nessa cirurgia, o cirurgião levanta a mama, remove o excesso e pele e remodela o tecido.
Seja qual for o procedimento que você esteja pensando em realizar, é importante consultar um médico cirurgião especializado para tirar todas as dúvidas, realizar todos os exames e alinhar as expectativas para que o procedimento ocorra da melhor forma.