Já falamos muitas vezes aqui sobre a importância de cuidar da pele, tanto pela parte estética como para evitar possíveis problemas de saúde mais sérios.
Porém, para cuidar de forma correta da sua pele é necessário saber qual o seu tipo de pele e quais os cuidados específicos que ela exige, para deixá-la mais bonita e saudável.
Tipos de pele e seus cuidados
Pele normal
Esse tipo de pele apresenta uma textura fina e uma superfície suave, macia e bem flexível. É o tipo mais equilibrado de pele dentre todas as demais, e a que menos desenvolve problemas como espinhas e manchas. Não é nem seca e nem gordurosa, os poros são bem pequenos e mal dá pra notar, por isso exige menos cuidados que as demais.
Como cuidar
Mesmo sendo o tipo de pele que tem menos restrições na hora de cuidar, é necessário higienizar, tonificar, hidratar e proteger a pele com antioxidantes, antiglicantes e protetor solar.
Aposte na textura sérum que se adapta a todos os tipos de ele, e irá manter o equilíbrio da pele de forma eficaz.
Pele mista
Provavelmente o tipo de pele mais comum, afinal, é uma combinação de pele seca com pele oleosa. Sua característica principal é a oleosidade na famosa zona T (queixo, nariz e testa), em que normalmente os poros são mais dilatados, e as demais áreas da pele são normais ou secas (região dos olhos, boca e bochecha).
Como cuidar
Os cuidados são semelhantes aos da pele normal, porém, como a pele mista possui regiões mais oleosas e outras que se aproximam da pele seca, é necessário levar em conta essas duas características. Na hora de comprar os produtos, é importante buscar os que não possuam muito óleo, uma opção é o adstringente, ele irá remover a oleosidade sem deixar aquele aspecto ressecado na pele.
Pele oleosa
Tipo de pele que como o próprio nome já diz, produz uma maior quantidade de óleo, devido a muitos fatores. A pele oleosa apresenta mais poros dilatados do que os demais tipos de pele, devido ao excesso de sebo que produzem.
Pele marcada pelo aspecto gorduroso e excesso de brilho, com maior tendência para o desenvolvimento de acnes. Quem possui esse tipo de pele, começa a incomodar e sente a necessidade de lavar, secar ou passar pó compacto no rosto todo.
Como cuidar
Esse tipo de pele requer produtos que promovem limpeza profunda, mas também necessita de hidratação. A limpeza, seguida da hidratação, deixa a pele equilibrada, mantendo a produção de sebo normal, uma vez que o organismo entende que não precisa compensar nada. Mas fique atenta na escolha do hidratante, procure optar por algum que tenha uma ação mais suave, como por exemplo, produtos com efeito matificante para reduzir o brilho.
Evite cremes muito nutritivos ou muito oleosos, com elementos como: mel, semente de uva e própolis.
Pele seca
É o tipo de pele que mais exige cuidados devido a sua tendência para envelhecer mais rápido. Possui maior tendência para descamar e menos elasticidade.
Quem possui esse tipo de pele, tem maior probabilidade de desenvolver rugas e linhas de expressão.
Como cuidar
A pele seca exige muitos cuidados, desde a escolha correta do sabonete até o tipo correto de hidratante. Ao lavar o rosto, não esfregue muito, não use água muito quente e sempre hidrate o rosto logo após a lavagem.
Evite também banhos muito quentes, isso pode ressecar ainda mais sua pele. Outra dica importante, é beber muita água para manter o corpo e a pele bem hidratados.
Evite produtos que contenham ácido salicílico e hidratantes com álcool, pois eles ajudam a ressecar ainda mais a pele.