No ramo da estética são inúmeras as novas técnicas de beleza, principalmente para o público feminino, afinal, a ideia é ajudá-las a ficarem ainda mais bonitas e de bem consigo mesma. Ultimamente tem se falado muito e se notado muitas celebridades com os lábios mais carnudos, e isso aumenta o interesse das mulheres, afinal quem não quer ficar com os lábios mais sensuais e simétricos com o restante do rosto? Para isso o preenchimento labial pode ajudar.
Nesse artigo vamos falar o que é o preenchimento labial, para quem serve, como é feito e quais os seus riscos. Afinal, você precisa saber mais sobre esse novo procedimento que vem fazendo tanto sucesso entre as famosas e as anônimas que sonham em ter lábios carnudos.
O que é o preenchimento labial?
É um procedimento estético com a finalidade de delinear o contorno, aumentar o volume e até mesmo projetar o lábio. Feito com agulha ou cânula, é considerado um procedimento minimamente invasivo, podendo ser feito no próprio consultório médico.
Existem 3 tipos de preenchimento: temporário, semi-permanentes e os permanentes.
O preenchimento temporário é feito com ácido hialurônico, um material seguro e totalmente aceito pelo nosso organismo, ou com gordura autógena, que é retirada do próprio corpo (de regiões como culote e face interna do joelho) através da lipoaspiração.
O preenchimento semi-permanente é feito com com hidroxiapatita de cálcio e poli lactona. Essas substâncias podem provocar a formação de granulomas e nódulos, então não são indicados para uso nos lábios, e sim para preenchimento de outras áreas.
Já no preenchimento permanente, é utilizado silicone, PMMA ou metacrilato, substâncias absolutamente sintéticas, que não são produzidas pelo corpo. Elas podem provocar reações imediatas ou tardias, pois não conseguem ser absorvidas pelo organismo.
Antes de realizar qualquer procedimento, fique sabendo que segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, substâncias como PMMA e hidrogel não são recomendadas como preenchedores, pois são produzidas a partir do plástico e acrílico, materiais que não são absorvidos pelo corpo e podem causar graves complicações, como reações inflamatórias e infecções crônicas difíceis de tratar. Então fale com se médico e converse sobre qual o melhor método para você.
Como é o procedimento?
O preenchimento labial é indolor, já que no início do procedimento é aplicado a anestesia local, para que você não sinta nada enquanto o médico trabalha. Após alguns minutos, é injetado o produto com uma agulha ou microcânula para dar volume, definir o contorno ou corrigir defeitos dos lábios. No geral, é um procedimento rápido, não sendo necessário internação, salvos os casos de complicação.
Ao fazer com um profissional qualificado as chances de satisfação serão maiores, pode ter certeza!
Quem pode fazer?
O preenchimento labial é indicado nos seguintes casos:
- Pessoas com lábios finos e queriam que fossem mais carnudos
- Pessoas que buscam simetria entre o lábio inferior e o superior
- Pessoas que sofreram algum acidente e desejam repor o formato estético dos lábios
- Pessoas que buscam um contorno labial mais bem definido
- Pessoas que queiram amenizar as linhas de expressão em volta dos lábios.
Pós-preenchimento
Os efeitos podem variar de pessoa para pessoa, podendo ocorrer um inchaço no primeiro dia, com o passar dos dias esse inchaço tende a desaparecer. Para um resultado satisfatório e sem maiores riscos, é importante seguir alguns cuidados pós procedimento:
- Não tocar, massagear ou comprimir a área
- Evitar o uso de maquiagem no dia da aplicação
- Evitar esforço físico
- Evitar exposição solar
- Não aplicar cremes e pomadas na região por pelo menos 48h (a não ser que seja orientação médica)
- Não fazer procedimentos estéticos como microagulhamento, limpeza de pele e peeling por pelo menos 30 dias.