Se você tem ou conhece alguém que possui as chamadas orelhas de abano, saiba que esta condição pode ser resolvida logo nos primeiros anos de vida. Isso porque, a otoplastia – que é a cirurgia plástica que corrige as deformidades da orelha – é indicada a partir dos seis a sete anos, período em que a estrutura da orelha já está formada e seu tamanho está muito próximo de como será na fase adulta do paciente.
A otoplastia tem o objetivo de corrigir deformidades da orelha, como assimetrias de angulação e tamanho, sejam elas de origem genética, causadas por má formação ou até mesmo por conta de algum traumatismo.
Ao procurar o cirurgião plástico para realizar o procedimento, o paciente chega com expectativas estéticas que devem ser avaliadas pelo médico. É durante a consulta pré-operatória que ele irá explicar ao paciente como a otoplastia será feita, para que ele entenda seu problema e a solução proposta, alinhando, assim, a idealização do paciente com o tipo de resultado que poderá ser alcançado.
O primeiro passo é o exame da orelha, no qual são indicadas as melhores técnicas e quais regiões serão abordadas. Em seguida, o paciente fará todos os exames pré-operatórios necessários para a segurança do procedimento, como hemograma, coagulograma e eletrocardiograma. Depois, deverá ainda discutir seu histórico médico com o cirurgião, uma vez que é de extrema importância para o sucesso da operação que o profissional saiba de qualquer complicação que possa aumentar o risco da cirurgia, como é o caso de pacientes que apresentam pressão arterial elevada, por exemplo.
Quer saber tudo sobre a otoplastia e tirar todas as suas dúvidas? Entre em contato conosco e agende uma avaliação com um de nossos cirurgiões. Será um prazer te atender e poder contribuir com a elevação da sua autoestima e satisfação pessoal!